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Qual é a Importância do Sábado para o Povo de Deus?

Qual é a Importância do Sábado para o Povo de Deus

Conteúdo

Introdução

No artigo “Qual é a Importância do Sábado para o Povo de Deus?”, vou abordar a relevância do Sábado conforme ensinado na Bíblia, analisando suas origens e o propósito que Deus tinha ao instituí-lo. Ao longo do texto, exploraremos como Deus santificou o Sábado desde a criação, o que ele representa para o ser humano e por que a guarda desse dia continua sendo significativa para os cristãos. Também irei refletir sobre as implicações do Sábado como um sinal entre Deus e Seu povo, sem ignorar as diferentes interpretações e práticas contemporâneas.

Diferentes Interpretações

Um dos temas bastante controverso no cristianismo e entre as suas inúmeras igrejas é em relação à guarda de um dia semanal de descanso. Podemos classificar a existência de 3 grupos que seguem as seguintes interpretações:

  1. O Sábado deve ser o dia de guarda.
  2. O Domingo deve ser o dia de guarda.
  3. Não há mais dia semanal para guardar.

Entende-se por “guardar um dia”, quando o tornamos diferente dos demais dias da semana e o separamos para um fim específico (no caso, para fins religiosos).

Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus? No estudo de hoje, iremos analisar os principais fundamentos que validam a observância do Sábado como dia de guarda dentro da própria Bíblia. Esse estudo, não têm por objetivo analisar a validade e a historicidade do domingo como sendo ou não um dia de guarda, assim como os argumentos apresentados pelo terceiro grupo, referente a não existir mais um dia semanal a ser observado. Obviamente que ambas as interpretações (2 e 3) estarão sendo respondidas indiretamente pela análise desse estudo.

É importante também considerarmos que existem àqueles que são indiferentes à essa questão. Para estes, peço que orem à Deus e analise com carinho o que estará sendo apresentado a seguir. Esse assunto está dividido nos tópicos abaixo:

Criado no Éden: Quando Tudo era Perfeito!

O Sétimo Dia na Criação

Gênesis 2:1-3 – “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera

O primeiro e segundo capítulo de Gênesis relata a criação do nosso mundo. O primeiro capítulo descreve a criação dos 6 primeiros dias da semana e tudo o que Deus fez neles. No início do segundo capítulo, Deus descreve o que Ele fez no Sétimo dia da semana. Nesse dia, ele não criou nada, mas acabou a Sua criação nesse dia, quando descansou, abençoou e o santificou.

Por que Deus Descansou?

O profeta Isaías comenta que Deus não se cansa e nem se fatiga:

Isaías 40:28 – “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento

Por que então, Deus descansou no Sétimo dia da Criação, se Ele “nem se cansa nem se fatiga“? Só existe uma resposta plausível para essa pergunta, e ela está relacionada ao contexto da criação.

O ser humano (Adão) criou-se no sexto dia da criação, ou seja, no dia anterior ao Sétimo dia. Isto nos mostra que ao Deus descansar no Sétimo Dia, Adão estava presente nesse momento, e viu Deus descansando da obra que havia criado, bem como a benção e a santificação dada para esse dia. O descanso de Deus serviu de exemplo para que Adão soubesse o que deveria fazer em um dia abençoado e santificado por Deus! Seis foram os dias de trabalho que Deus executou em Sua criação, mas o Sétimo dia, Ele descansou, e desta forma deveria o homem seguir como exemplo. Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus?

O Sábado Foi Santificado na Criação!

Perceba que Deus não fez o Sábado somente para descanso, mas o santificou! Logo após a criação, Deus passou o dia de Sábado com Adão. Conforme o capítulo 2 de Gênesis, Deus lhe explicou sobre as árvores que criara para consumo, a árvore proibida para consumo, o trabalho que deveria exercer, a nomeação dos animais, etc. Como dia santificado, o homem deveria passar o dia exclusivamente com o Seu Criador!

Todo esse relato nos mostra algumas lições importantíssimas sobre a guarda do Sábado. Reflita sobre elas:

  1. Deus santificou o Sábado na criação do nosso planeta.
  2. Adão, em sua perfeição, guardava esse dia.
  3. Não existia pecado no mundo.
  4. Não existe etnias, povos, religiões ou culturas diferentes nessa época.

Considerando os itens acima, é notório concluirmos que a guarda do Sábado nunca foi algo restrito apenas para um único povo, como é o caso dos judeus (muitos argumentam que somente os judeus deveriam guardar o sábado). Da mesma forma, é entendível que nos Planos de Deus a guarda do Sábado é eterna, pois foi criada no mundo perfeito, quando Adão e Eva ainda viviam em plena observância à vontade de Deus e o pecado não havia sido praticado pelo nossos primeiros pais.

Também é importante ressaltar que a bênção e santificação sabática nunca anularam-se ou transferiram-se para outro dia da semana. Não existe base bíblica para tais pensamentos. A mesma benção e santificação que Deus realizou na criação, ainda permanecem até os dias de hoje, e continuará por toda a eternidade, já que esse era o plano inicial de Deus.

Feito para o Homem

Marcos 2:27 – “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus? A passagem acima é mal compreendida por muitos. Há àqueles que a utilizam para quererem invalidar a guarda sabática por Jesus, mas na realidade, Ele estava enfatizando totalmente o contrário. Jesus relembra que Ele fez o “sábado por causa do homem“.

Nessas palavras, Cristo está a afirmar que a guarda Sabática ainda é válida! Ele está a confirmar àquilo que está escrito na criação! Deus criou o mundo em 6 dias, e no Sétimo dia descansou, abençoou e o santificou. Esse dia fora dado para o homem estar em plena comunhão com o seu Criador.

Novamente, reforçamos pelas palavras de Jesus que o Sábado não estava, e nunca esteve restrito somente à uma nação ou povo. Jesus não afirmou que Ele fez o sábado por causa dos “judeus“, mas sim por causa do “homem“. Enquanto existir “homem” na face da terra, a guarda do Sábado continuará a existir, pois o seu propósito está atrelado à existência humana. Isto é, o seu propósito é eterno!

Está na Lei de Deus

O Quarto Mandamento da Lei

Êxodo 20:8-11 – “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou

Após a libertação do povo de Israel sob domínio dos egípcios, Deus fez sua Aliança com o povo sob o Monte Sinai. Moisés esteve 40 dias sob o monte (Êxodo 24:12), e nele recebeu a tábua dos 10 Mandamentos, assim como diversas outras instruções a serem dadas ao povo. Ao contrário de todas as demais instruções dadas por Deus, os 10 Mandamentos se diferenciaram pelo fato do próprio Deus tê-las escrito com o Seu próprio dedo (Êxodo 31:18). Elas se tornaram tão importantes que foram colocadas dentro da Arca da Aliança no Santuário terrestre (Hebreus 9:4).

O Propósito do Quarto Mandamento

Dentro dos 10 Mandamentos, a guarda Sabática foi incluída no quarto mandamento. Nele, foi ordenado ao homem poder trabalhar nos 6 primeiros dias, porém, no sétimo deveria cessar e descansar de toda a sua obra, inclusive os próprios estrangeiros que estivessem dentro de suas casas. O motivo da guarda sabática foi relembrada no quarto mandamento, sendo esse motivo a semana da criação, onde o próprio Deus trabalhou nos 6 primeiros dias e descansou, abençoou e santificou o sétimo dia.

No quarto mandamento da Lei de Deus, não há outro motivo para a guarda sabática além do propósito original de Deus. Perceba que não foi um mandamento incluído nos 10 mandamentos por consideração exclusiva ao povo judaico, mas sua extensão se dava até aos estrangeiros que estivessem vivendo juntamente com o povo judeu. Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus?

Características de um Selo

Um ponto interessante é que este é o único mandamento dentro dos 10 mandamentos que apresenta o dono da Lei. Perceba que em nenhum outro mandamento faz essa declaração de forma completa. Somente o quarto mandamento é aquele que o apresenta como sendo o Criador dos céus e da terra. Sem esse mandamento, seria impossível distinguir o autor, cargo e domínio que o “Deus” dessa Lei possui. Em comparação com os selos dos antigos reis, o Sábado recebe as mesmas características de um selo. Ele possui o Autor, o Cargo e o Domínio. Nesse aspecto, o Sábado se torna o “selo” da Lei dos 10 Mandamentos:

  1. Autor: “Senhor teu Deus” (Yahweh)
  2. Cargo: “fez o Senhor” (Criador)
  3. Domínio: “os céus e a terra, o mar e tudo que neles há

Transgressão é Pecado

Além do mais, a transgressão de qualquer mandamento dado pelo Senhor sempre foi considerado como sendo pecado. Isto nos mostra que a transgressão e não observância desse dia como sendo um dia santificado é considerado como pecado e transgressão.

O pecado (transgressão) é visto como algo sério aos olhos de Deus, pois é sinal de rebeldia e de um coração não santificado ao Senhor. Infelizmente, hoje em dia muitos desconsideram e se tornam indiferentes em relação ao quarto mandamento, crendo que somente a “” em Jesus seria suficiente para livrá-los de uma transgressão consciente. Mas o apóstolo Tiago já nos advertiu com as seguintes palavras:

Tiago 2:10 – “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos

Em outras palavras, nada adianta guardarmos 9 mandamentos, e transgredirmos um deles, pois seremos considerados como transgressores de todos os mandamentos. Deus sempre exigiu observância completa por parte do Seu povo, e devemos ser fieis em todos os aspectos que temos conhecimento no presente momento.

Sinal do Seu Povo

Êxodo 31:13, 17 – “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. … Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se

Outro fator importante em relação à guarda do Sábado é que ela se apresenta como um “sinal” entre Deus e o Seu povo. Perceba que o próprio Deus declarou que a guarda sabática seria um sinal entre Ele e àqueles que fazem parte do Seu povo. Mas por quê seria um “sinal“? Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus?

Repare que, ao guardarmos o Sábado, estamos mostrando ao mundo à quem adoramos e servimos! A santificação do Sábado é o mandamento que mostra quem é o Deus à quem adoramos. Quem guarda o Sábado declara adorar o Criador do nosso mundo. Não existe outro “deus” que requer tal exigência. Somente o Criador possui um vínculo com o Sétimo dia da semana. É Ele quem santificou esse dia, e quem guardá-lo estará anunciando que adora o verdadeiro Criador! Neste aspecto, o Sábado se torna um “sinal” entre Deus e o Seu povo.

A Teoria do Evolucionismo

A teoria do evolucionismo por Charles Darwin veio a negar a existência de um Deus Criador. Por outro lado, àqueles que santificam o Sétimo dia se tornam uma viva evidência da existência desse Deus, pois semanalmente relembram que “em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou“.

Deus reforçou o Sábado como sinal entre Ele e o Seu povo por meio do profeta Ezequiel, nas seguintes palavras:

Ezequiel 20:12 – “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica

Ezequiel 20:20 – “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus

O Sábado é Um Sinal para Distinção

Perceba que a ideia de identificar quem é o Deus que adoramos está explicitamente declarada através da guarda sabática, pois assim o Senhor Deus disse: “para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus“. Além do mais, ao guardarmos o Sábado, também nos tornamos santos (separados) dos diferentes povos: “para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica“.

Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus? Não é possível algum povo ou religião declarar ser o “povo escolhido de Deus” se estes não possuem o “sinal” que Deus deixou para distinguir o Seu povo aqui na terra. A guarda sabática é fundamental e distintiva nesse aspecto. E isto vale inclusive para qualquer denominação religiosa (igreja) que profira tal pensamento!

Obviamente, é claro, reforço que ela não é suficiente para qualquer distinção ou exclusividade perante Deus. Conforme vimos antes pelo apóstolo Tiago 2:10: “”Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos“, isto é, também é válido para àqueles que querem guardar o Sábado mas vivem sob a transgressão de qualquer outro mandamento. Para Deus não existe dois pesos e duas medidas. Devemos guardar todos os Seus mandamentos, ainda que o Sábado se distingua como sendo um sinal para o Seu povo.

Última Perseguição Envolve os Mandamentos de Deus

Apocalipse 12:17 – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo

Ao decorrer da história desse mundo, o povo de Deus sempre passou por inúmeras perseguições. Claro que perseguições não é algo exclusivo e restrito somente ao povo de Deus. Inúmeros povos gentios e pagãos já sofreram perseguições. Porém, a profecia bíblica declara que, no tempo do fim, o povo de Deus sofrerá uma última perseguição, sendo chamado de “remanescente da sua semente“. O “dragão” apresentado no texto acima é um símbolo profético para o adversário de Deus, o querubim que se rebelou no céu. Dentro dessa passagem, Ele é descrito como perseguindo a “mulher“, ou seja, o símbolo da igreja de Deus. Mas quais são as características apresentadas daqueles que se enquadram como sendo a igreja de Deus e o “remanescente da sua semente“? A passagem apresenta duas características:

  1. guardam os mandamentos de Deus
  2. testemunho de Jesus Cristo

Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus? Somente é possível considerarmos como sendo parte do “remanescente” e povo de Deus se possuirmos estas duas características. Precisamos ter o “testemunho de Jesus Cristo“, assim como também guardar “os mandamentos de Deus“, e dentre eles está incluído o quarto mandamento, ou seja, a guarda Sabática.

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus

O texto acima reforça as características dos santos que vivem nos últimos dias. É impossível considerarmos como sendo povo de Deus se não atendermos esses 2 pré-requisitos.

Dentro desse contexto, entre os capítulos 12 e 14, é apresentado no capítulo 13 a atuação de dois reinos (simbolizados por animais/bestas). A segunda besta implantará o famoso “Sinal da Besta“, o que resultará nessa última perseguição. No estudo a seguir, faço alguns paralelos e análises sobre a relação desse sinal com a Lei de Deus. Sugiro também a leitura do artigo abaixo:

Sugestão de Leitura:

Conclusão

Qual a Importância do Sábado para o povo de Deus? Nesse estudo, aprendemos que o Sábado como dia santo foi criado pelo próprio Deus logo na criação do nosso planeta. O seu propósito é eterno, e foi criado para o ser humano. Isto é, sua observância continuará a ser cumprida por toda a eternidade! Foi deixado como mandamento na Lei de Deus, a qual foi escrita pelo próprio dedo dEle. O Sábado é o único mandamento que distingue de quem é a Lei a qual ele pertence, e se torna um sinal entre Deus e o Seu povo. Além disso, a última perseguição envolverá todos àqueles que guardam os mandamentos de Deus, e certamente isso envolverá os que guardam o Sábado, Sétimo dia da semana.

As perguntas que deixo para reflexão é: Estamos guardando os mandamentos de Deus? Quais mandamentos estamos considerando? E o quarto mandamento da Sua Lei, está sendo cumprido?

Que Deus nos abençoe!

Respostas de 8

  1. Bom, discordo do texto, e sinta-se a vontade a discordar da minha resposta também.

    “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rm 13:8

    Esta é a lei real, amar ao próximo, e a Deus. Isto encontra eco em todo o Novo Testamento, tanto nos quatro evangelhos como nas epístolas!

    Quanto a lei do primeiro pacto, é primeiro pacto. Se quiser guardar o sábado conforme manda a lei do primeiro pacto, pode guardar. Mas não enxergo Jesus nem os apóstolos dizendo ou mostrando que há essa obrigatoriedade. Acredito que Romanos 14 resolveria este tema.

    A questão mesmo é ter um dia de descanso semanal, todos precisam, um direito.

    Esta próxima passagem mostra a relação com o primeiro pacto.

    Dt 15:12-15 :
    "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus.
    Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
    porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado."

    E Tiago 2:10 vejo como fora de contexto. Compare ele com Gálatas 3:10.
    E entendo que se você usa este versículo para justificar a guarda do sábado, então tem de seguir tudo do primeiro pacto, inclusive a circuncisão. A lei real mesmo está dois versículos antes (e que não está no decálogo).

    Tiago 2:8: "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis."

    E antes também tem:

    Tg 1:27: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."

    É isso. Li um texto seu aqui no site e gostei, concordei com ele, mas aí me deparei com este e resolvi contra-argumentar.

    Abraços, fica na paz!

  2. Olá Anônimo! Td bem?

    Muito obrigado pelo seu comentário, mesmo que discorde do conteúdo apresentado! Sinta-se à vontade para discordar de qualquer pensamento que exponho nesse blog.

    Você apresentou bastante textos. Seria um pouco complicado analisarmos cada um deles e os seu respectivos assuntos relacionados ao decorrer dos comentários. Mas vou tentar transmitir o entendimento que tenho sobre alguns pontos levantados.

    A "lei real" que o irmão mencionou, sendo a lei de amar à Deus e ao próximo, não é uma lei exclusiva da Aliança feita com Cristo. Esses mandamentos já estavam presentes na Aliança feita no Sinai. Assim como o Sábado é anterior à Aliança feita no Sinai, o requisito de amar à Deus e ao próximo também eram, ainda que isso não esteja explicitamente declarado no livro de Gênesis.

    Perceba que a característica base do caráter de Deus é o amor. Amar à Deus e ao próximo é um dever de todo o ser humano. Ambos os mandamentos, ainda que estivessem presentes na Antiga aliança, não isentava a observância de todos os demais mandamentos. Penso que da mesma forma ocorre na Nova aliança.

    O assunto das Alianças é complexo para tratarmos todo em um espaço tão pequeno. Porém, entendo que as Alianças foram feitas não com base em mandamentos, mas os mandamentos foram incluídos nas Alianças. Muitos dos mandamentos já pré-existiam antes mesmo que as alianças fossem feitas. Apesar de não ter tratado sobre as alianças nesse artigo, eu tentei deixar claro a origem da guarda sabática. Ela veio da Criação, antes que qualquer Aliança houvesse sido feita. Quando Deus fez a Aliança no Sinai com o povo de Israel, incluiu esse mandamento dentro de Sua Aliança. É evidente que o mandamento não surgiu somente nesse momento. Da mesma forma, quando a Aliança eterna de Cristo é feita na cruz do Calvário, ela não vem à substituir ou trocar os mandamentos que o Pai determinou para a humanidade. Aliás, a Aliança de Cristo é a Aliança da Graça, realizada por meio de Seu sangue.

    Só por curiosidade, mas deixo para reflexão que a Nova Aliança é anterior à Antiga Aliança, porém, ela é chamada de Novo por somente ter sido ratificada com o sangue do Cordeiro tempo depois que a Antiga foi feita. Mas em termos práticos, ela já existia! Afinal de contas, nunca ninguém foi salvo por outro meio além da Graça salvadora de Cristo!

    continua….

  3. continuação…

    Apesar do irmão ter citado o texto de Deuteuronômio 15, onde há a repetição dos 10 Mandamentos, é importante ressaltar que em Êxodo 20 o Senhor deixou claro a razão da guarda do Sábado, e esse mesmo pensamento foi reforçado por outros profetas e até mesmo por Cristo. Ou seja, o texto de Deuteronômio 15 não é uma justificativa para limitar o Sábado apenas por conta da escravidão no Egito. Creio que sobre esse ponto, os tópicos "Criado no Éden: Quando Tudo era Perfeito!" e "Feito para o Homem" tenham deixado claro essa questão.

    Sobre o texto de Tiago 2:10, realmente ele plausível de discussão, e em partes eu concordaria com você, se levássemos em consideração que todos os mandamentos da Torah devessem estar em vigor! Mas esse não é o caso! Os mandamentos contidos na Torah não é uma questão de tudo ou nada! Torah significa "instruções", e ao passo que muitas instruções atingem os seus objetivos, elas vão deixando de ser necessária. Além do mais, existem exceções para que algumas delas sejam cumpridas. Em outras palavras, a observância de todos os mandamentos da Lei Mosaica é relativo ao contexto em que se vive e à época em questão. Não podemos afirmar que devemos continuar com sacrifícios de animais, ou até mesmo perseverar na construção do Santuário Terrestre, se todas essas obrigações eram sombras da realidade, e tiveram o seu cumprimento na vida de Cristo. Da mesma forma que algumas festas judaicas, as quais eram símbolos de eventos futuros, ou até mesmo a circuncisão que era um sinal para Abraão e a sua descendência.

    Perceba que muitos mandamentos realmente deixaram de ser necessário a sua prática, mas isso não quer dizer que todos eles deixaram de serem necessários. Cada mandamento deve ser analisado segundo o seu propósito e contexto. Nesse estudo, tentei apresentar alguns dos principais motivos que vejo o Sábado ainda em vigor. Esse mandamento não tinha valor cerimonial para ter findado.

    Quanto à Romanos 14, vale um estudo só para esse capítulo. Mas considere de antemão que Paulo não menciona o Sábado nesse capítulo. Ele apenas fala sobre dias e abstinência de carne por parte de alguns. Mas o assunto principal, ou o foco desse capítulo, não são esses temas, mas sim a questão de julgar que os seus contemporâneos estavam tendo. Esse era o assunto em questão que Paulo estava tentando resolver. O Sábado do Sétimo dia não era o único dia de Descanso. Existiam outros dias dentro da lei mosaica (as 7 festas anuais, por exemplo). Quem garante que não eram esses dias que Paulo estava à tratar nesse capítulo? E se por acaso fosse qualquer outra prática de dias das pessoas que estavam vivendo naquele contexto? Não tem como sabermos, a final, Paulo não foi explícito sobre quais dias ele estava tratando!

    O contexto ainda apresenta a questão do consumo da carne, e menciona que alguns até se abstinham do consumo delas. Repare que essa prática não era nenhum mandamento na lei mosaica. Em nenhum momento foi ordenado abstinência de carne. Ainda assim, era um problema que Paulo estava tentando resolver, pois uns estavam julgando os outros por conta de suas próprias práticas! Da mesma forma, o problema com os "dias" não poderia ser semelhante? Ou seja, um problema originado segundo as próprias práticas daquelas pessoas?

    Bom, são muitos assuntos mencionados e cada um deles daria alguns estudos à parte. Peço que reflita sobre essas ideias que apresentei, e se for preciso, releia com carinho o conteúdo desse Artigo. E conforme mencionei no começo, sinta-se à vontade para discordar do que for apresentado.

    Que Deus nos abençoe!

  4. Olá, voltei! Reli seu texto, refletindo bem em cada ponto. Li sua resposta antes, e reli depois, e por fim reli as cartas completas de Romanos, Gálatas e Tiago, e algumas outras passsagens bíblicas. Expondo melhor o que creio, principalmente em relação às perguntas levantadas no final do texto, vamos lá:

    1) No texto, você usa os dois primeiros capítulos de Gênenis, focando em Gn 2:1-3, para justificar a obrigatoriedade da guarda do sábado nos dias atuais para o cristão. E vai além, parece que está indicando que Adão já o fazia, e que a guarda já era estabelecida neste tempo, e fora outras conclusões. Bom, entendo que não dá para concluir isto da bíblia, está é uma interpretação apenas, ou especulação, podendo estar correta para alguns e equivocada para outros. Enfim, o texto apenas diz que Deus descansou (ou seja, parou de trabalhar na criação, como estava fazendo nos seis dias anteriores), abençoou e santificou o sétimo dia (nem se diz que era sábado, e sim sétimo dia, na verdade nem tem como sabermos qual era o dia da semana em relação ao nosso atual, pois não temos calendário histórico até lá, é o que penso). E Deus não estabeleceu uma lei ou regra em cima disso neste tempo, no jardim do Éden, não há nada escrito sobre isso. E a expressão santificar também ocorre mais vezes ao longo do antigo testamento, em outras situações. E como somos humanos, precisamos descansar do trabalho, do que fazemos semanalmente, esta é a importância de se ter um dia de descanso semanal.

    2) Citando Marcos 2:27, com a expressão "o sábado foi feito para o homem", o texto afirma que o homem aí não seria somente o povo hebreu, mas o ser humano de modo geral. Bom, eu entendo que Jesus está se referindo ao povo hebreu mesmo, pois a este povo foi estabelecida a guarda do sábado, conforme a história bíblica, além de estar sendo confrontado por causa da lei. Mas vou concordar que está mais para uma conclusão pessoal minha, pois a expressão que está nas palavras de Jesus é "homem" mesmo, o que poderia, talvez, ser mais abrangente e não um povo específico apenas. Em todo o caso, Jesus (que como judeu guardava o sábado) nessa passagem aí ressalta que o ser humano é mais importante que o sábado, tanto em palavras como em ação, isso podemos concluir com segurança.

    3) Em Ex 20 há a ordenança da guarda do sábado para o povo hebreu, que foi bastante oprimido pelo Egito, e provavelmente não tinha dia de descanso, sendo esta ordenança com referência ao sétimo dia da criação. Isso é o que entendo ao ler a passagem. Em Ex 31 já é dito que o sábado é um sinal entre Deus e os filhos de Israel, o povo hebreu. E Dt 15 vem sendo mais explícito, a guarda do sábado tem relação com Deus livrando seu povo da opressão e estabelecendo dia de descanso. Não há mais o que concluir daí, é nesse tempo que vem a guarda sabática, como mandamento, no Antigo Testamento, que é do primeiro pacto! E Ezequiel 20 , tem que analisar o capítulo inteiro. A mensagem tem como destinatário os anciãos de Israel, e neste capítulo também há menção para o resgate de Deus das terras do Egito, para em seguida falar do sábado! Meu pensamento é que se trata do primeiro pacto, antiga aliança!

    Então, sinceramente, não vejo base para concluir que a guarda do sábado como mandamento existia antes do primeiro pacto, e para a humanidade! Ela veio para o povo hebreu, após a libertação das terras do Egito. Foi estabelecido para que todos descansassem semanalmente e fizessem culto a Deus, evitando a exploração do homem. Isso é o que concluo da leitura dos registros bíblicos.

    Bom, tentei comentar sobre as passagens do Antigo Testamento citadas no texto, agora vamos mais ao Novo Testamento!

    Continua…

  5. Sobre um pouco do Novo Testamento, sabemos que este trata da vida e do ensino de Cristo, dos apóstolos e um pouco da igreja primitiva, e da mensagem do evangelho, a rendenção do ser humano pela fé em Cristo. Sabemos que Jesus cumpriu a lei, não pecou, e pelo seu sacrifício o ser humano é salvo, com esperança na ressurreição no último dia. E esta esperança e esta fé é anunciada a todos os povos, não estando restrito a um, até por isso Paulo diz que não há judeu nem grego, servo nem livre. Então, a partir daí, o que é preciso? Crer em Jesus Cristo! Crer leva ao arrependimento e à vida conforme ele ensina. E o que ele ensina como mandamento? Amar ao próximo. Claro, a gente ora, jejua, congrega, etc., e podemos falhar algumas vezes também (Paulo fala sobre isso em Rm 7 também), mas o mandamento base é amar ao próximo. Tudo depende disso! Base bíblica para isso é o que não falta, eu citei somente alguns de tantas e tantas no novo testamento! Deus é amor, assim escreve João! Quem ama é nascido de Deus e quem não ama não conhece a Deus! Novo concerto, Nova Aliança (conforme Jr 31:31-33, um concerto diferente daquele de quando Deus tirou o povo hebreu do Egito).

    E as regras da Antiga Aliança, como ficam? Paulo deixa bem explicado nas suas cartas! "Não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" , "Pela lei ninguém será justificado, o justo viverá pela fé" , "a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo" , "depois que a fé veio, já não estamos debaixo do aio" , ""Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" , etc. , etc. Citei algumas passagens somente, acho que é bem claro, a gente não se guia pela lei, ou pelo primeiro pacto. E a guarda sabática vem de lá, não dá para tirar outra conclusão, pelo menos não somente pelos registros bíblicos! A gente tem que crer no sacrifício de Jesus, crer que seu sacrifício nos salva completamente e plenamente, e essa fé é confirmada pelo amor ao próximo. Claro, cada um é livre, se quiser guardar o sábado, faça, e que faça com boa vontade no coração. Mas obrigatório para salvação do cristão não é, que cada um decida e o faça conforme decidiu no seu coração. Daí eu poderia terminar já, somente dizendo que não há uma linha no novo testamento dizendo que eu devo guardar especificamente o dia de sábado. O que Deus quer é que tenhamos um coração misericordioso, que se importe com o próximo, e que louve o bem e repudie o mal, que não tenha amargura e seja apto a perdoar, e instrua os outros a seguirem o bem e a paz, ou seja, a cada dia ser um ser humano melhor em Cristo. A lei da liberdade a qual Tiago se refere em sua carta, e que seria a lei real, a meu ver, é isso!

    Agora um ponto específico, de Rm 2:10-16. Será que os gentios, com a obra da lei escrita em seus corações, citados na carta de Paulo, eram preocupados em guardar o dia do sábado especificamente ? Acredito eu que não, o que há aí é uma referência aos gentios citados louvarem o bem e repudiarem o mal.

    "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor" 1 Co 13:13

    "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." Mt 24:12-13

    Veja também Mt 25:31-46. Quem é ovelha? Quem ama ao próximo. E quem é bode? Quem não ama. Simples assim!

    Quanto ao sinal para identificar o povo de Deus, deixo esta passagem:
    “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13:35

    Então é isso! Conforme amplo registro bíblico explícito, quem ama, cumpriu a lei!

    Continua…

  6. Sobre um pouco do Novo Testamento, sabemos que este trata da vida e do ensino de Cristo, dos apóstolos e um pouco da igreja primitiva, e da mensagem do evangelho, a rendenção do ser humano pela fé em Cristo. Sabemos que Jesus cumpriu a lei, não pecou, e pelo seu sacrifício o ser humano é salvo, com esperança na ressurreição no último dia. E esta esperança e esta fé é anunciada a todos os povos, não estando restrito a um, até por isso Paulo diz que não há judeu nem grego, servo nem livre. Então, a partir daí, o que é preciso? Crer em Jesus Cristo! Crer leva ao arrependimento e à vida conforme ele ensina. E o que ele ensina como mandamento? Amar ao próximo. Claro, a gente ora, jejua, congrega, etc., e podemos falhar algumas vezes também (Paulo fala sobre isso em Rm 7 também), mas o mandamento base é amar ao próximo. Tudo depende disso! Base bíblica para isso é o que não falta, eu citei somente alguns de tantas e tantas e tantas no novo testamento! Deus é amor, assim escreve João! Quem ama é nascido de Deus e quem não ama não conhece a Deus! Novo concerto, Nova Aliança (conforme Jr 31:31-33, um concerto diferente daquele de quando Deus tirou o povo hebreu do Egito).

    E as regras da Antiga Aliança, como ficam? Paulo deixa bem explicado nas suas cartas! "Não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" , "Pela lei ninguém será justificado, o justo viverá pela fé" , "a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo" , "depois que a fé veio, já não estamos debaixo do aio" , ""Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" , etc. , etc. Citei algumas passagens somente, acho que é bem claro, a gente não se guia pela lei nem pelo primeiro pacto. E a guarda sabática vem de lá, não dá para tirar outra conclusão, pelo menos não somente pelos registros bíblicos! A gente tem que crer no sacrifício de Jesus, crer que seu sacrifício nos salva completamente e plenamente, e essa fé é confirmada pelo amor ao próximo. Claro, cada um é livre, se quiser guardar o sábado, faça, e que faça com boa vontade no coração. Mas obrigatório para salvação do cristão não é, que cada um decida e o faça conforme decidiu no seu coração. Daí eu poderia terminar já, somente dizendo que não há uma linha no novo testamento dizendo que eu devo guardar especificamente o dia de sábado. O que Deus quer é que tenhamos um coração misericordioso, que se importe com o próximo, e que louve o bem e repudie o mal, que não tenha amargura e seja apto a perdoar, e instrua os outros a seguirem o bem e a paz, ou seja, a cada dia ser um ser humano melhor em Cristo. A lei da liberdade a qual Tiago se refere em sua carta, e que seria a lei real, a meu ver, é isso!

    Agora um ponto específico, de Rm 2:10-16. Será que os gentios, com a obra da lei escrita em seus corações, citados na carta de Paulo, eram preocupados em guardar o dia do sábado especificamente ? Acredito eu que não, o que há aí é uma referência aos gentios citados louvarem o bem e repudiarem o mal.

    "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor" 1 Co 13:13

    "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." Mt 24:12-13

    Veja também Mt 25:31-46. Quem é ovelha? Quem ama ao próximo. E quem é bode? Quem não ama. Simples assim!

    Quanto ao sinal para identificar o povo de Deus, deixo esta passagem:
    “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13:35

    Então é isso! Conforme amplo registro bíblico explícito, quem ama, cumpriu a lei!

    Continua…

  7. Em relação à resposta, concordo em alguns pontos, a lei de amar ao próximo sempre existiu. Até por isso houve a destruição de Sodoma e Gomorra, e o dilúvio, por causa da tamanha iniquidade. E Nínive, que ouviu a mensagem do profeta Jonas e se arrependeu das maldades. Mas a ênfase dada na nova aliança é muito maior, pelo menos assim vejo, e muito mais abrangente.

    Também concordo que a Nova Aliança sempre existiu, pois a graça de Deus sempre esteve presente. Aliás, é dito que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo (antes dos sete dias de criação, portanto). Ou seja, a rendenção já estava nos planos de Deus antes da criação do mundo. Antes que houvesse Sol ou Terra e dias e noites para serem contabilizados, correto? Pelo menos é o que entendo. Além da vinda de Cristo ter sido predita na admoestação à serpente também.

    Quanto a origem da guarda sabática, já escrevi um pouco acima. Teve referência aos dias da criação sim. Mas como mandamento, pelo que entendo do que leio, só veio no estabelecimento do primeiro pacto, quando da libertação do povo hebreu. E a lei da incircuncisão sim, esta havia antes, e foi incluída no primeiro pacto, e na Nova Aliança explicitamente abolida.

    Aí vejo na resposta que o sábado não tinha valor cerimonial para ter findado. Pergunto: que diferença faz, na prática, se o cristão escolhe uma quarta ou um domingo para descanso semanal, ao invés do sábado? O que muda guardar ou deixar de guardar um dia específico da semana ao invés do outro, como obrigação? O que interfere no amor ao próximo, que é o princípio da Nova Aliança? Na minha opinião, nenhuma diferença e não interfere. Continuo acreditando que cabe ao cristão decidir sobre o seu tempo, de forma livre e espontânea, conforme sua consciência diante de Deus e fé em Cristo.

    Por fim, só salientar, assim entendo, que o mandamento é o amor ao próximo.

    "Se alguém diz: "Eu amo a Deus", mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão."
    1 Jo 4:20-21

    "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
    João 15:12

    E quanto a Romanos 14, talvez você tenha razão. Mas não sei. O apóstolo Paulo fala de alguem que não comia carne para não desagradar a Deus, e o apóstolo o via como fraco, enfermo na fé. E a orientação é que, o que não come, não julgue o que come, e o que come, não despreze o que não come.
    Mas o versículo 21 diz "fazer outras coisas", então, acredito eu, que Paulo está é generalizando tudo mesmo, e usou o caso do que não comia carne como um exemplo no começo do capítulo. E tem os versículos 5 e 6 também: um julga iguais todos os dias, e para o Senhor o faz. Então, entendo que na verdade Paulo está trazendo outro exemplo, de alguém que considera diferente um dia do outro, enquanto outro considera todos os dias iguais. Mas que dias seriam estes? Dias de festas anuais, somente? Ou dias de jejum, um considera um dia específico para tal, e outro qualquer dia? Ou seria quaisquer dias mesmo, de modo mais geral e abrangente (o que torna incompatível a obrigatoriedade da guarda do sábado)? Realmente não dá para concluir, mas eu vou pelo versículo 21 e considero a última opção.

    Acho importante chegar em Romanos 14 também. Que cada cristão faça conforme sua consciência em Deus, e ninguém despreze ou condene o outro, esta é a mensagem.

    Continua…

  8. Bom, acho que já escrevi demais, e consegui expor tudo. De antemão peço perdão pelo tamanho dos textos! E tudo bem se não concordar também!
    Importa é sempre buscar amar ao próximo, este é o mandamento!

    "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
    Rm 13:10

    "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
    Cl 3:14

    "Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escandalo."
    1 Jo 1:10

    "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento."
    1 Jo 3:23

    Fica na paz de Cristo, e que Deus o abençoe!

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