Introdução
No estudo de hoje, analisarei a ideia de que “echad” em Deuteronômio 6:4 indica uma “unidade composta“, conceito frequentemente usado para sustentar a doutrina da Trindade. Muitos argumentam que essa palavra prova que Deus consiste em três pessoas, mas essa interpretação está correta? Explorarei os usos de “echad” em diversas passagens bíblicas, comparando seu significado e aplicação no hebraico original. Além disso, examinarei se esse argumento se sustenta à luz das Escrituras ou se é apenas uma construção teológica. Vamos descobrir juntos o que a Bíblia realmente ensina sobre esse tema em “Echad“, Unidade Composta. Será mesmo? – Deuteronômio 6:4.
Qual é o Argumento Trinitariano?
A doutrina trinitariana ensina que existe um só Deus, composto por 3 pessoas, sendo elas a pessoa do Pai, a do Filho, e a do Espírito Santo. Não são 3 deuses, mas um só. Diante disso, surgem algumas questões de conflito teológico com diversas passagens bíblicas. Uma delas é o verso de Deuteronômio 6:4, que apresenta um conceito oposto ao que essa doutrina ensina.
No estudo de hoje, iremos analisar essa passagem bíblica, e a explicação trinitariana para conciliar esse contraste do conceito trinitariano com tal passagem. Comecemos lendo o verso de Deuteronômio 6:4:
Deuteronômio 6:4 – “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR“
A passagem acima é a tradução Almeida Corrigida e Fiel. Essa tradução não é tão diferente em relação às outras existentes. Nenhuma tradução segue exatamente o texto original. É necessário que haja algumas adaptações ao decorrer das traduções, de acordo com as regras gramaticais de cada idioma. Também temos a visão dos autores influenciando na tradução.
O Texto no Hebraico
Vamos ver como o texto aparece no hebraico original:
Versão Aleppo Codex:
שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד
(Transliteração: Shemá Israel Adonai (YHWH) Eloheinu Adonai (YHWH) echad)
A tradução literal do verso seria a seguinte:
Deuteronômio 6:4 – “Ouve Israel, YHWH nosso Deus, YHWH é um“
Tetragrama: O Nome de Deus
O tetragrama é o nome de Deus. Esse nome é impronunciável porque contém apenas consoantes. Sua verdadeira pronúncia se perdeu ao decorrer do tempo. Ao longo dos séculos, por questões de reverência, as pessoas substituíram o tetragrama pela palavra Adonai, que significa “Senhor“. Por este motivo, encontramos a tradução com a palavra “Senhor” sendo utilizada. Mas esse não é ponto principal do nosso estudo. Esse verso afirma que “YHWH é um“. Isso acaba entrando em conflito com o conceito trinitariano, o qual diz que Deus é três.
Contradição dos Conceitos
A contradição do conceito e o texto bíblico é claro. As Escrituras dizem que Deus é um, mas a doutrina trinitariana ensina que Deus é três. E agora? Como os trinitarianos explicam essa questão? Para eles é simples. Algumas pessoas dizem que o hebraico tem duas palavras que podem ser traduzidas como “um“. A primeira é a palavra “echad“, que representa uma unidade composta. A segunda é “yachid“, que se refere a uma unidade individual e isolada. Com base nessa explicação, alguns argumentam que o texto bíblico usa a palavra hebraica “echad” e que isso não representa uma contradição, mas sim uma prova de que Deus é composto. Como assim?
Passagens Bíblicas com Echad
Para entendermos melhor essa questão, vamos apresentar os textos utilizados por aqueles que defendem esse argumento. Deixarei destacado em negrito e cor avermelhada a palavra “echad” nos textos em hebraico, e a sua correspondente na tradução em português. Segue a escrita em hebraico da palavra “echad“:
אחד
Com isso em mente, vamos analisar alguns exemplos de passagens bíblicas que fundamentam esse conceito e depois avaliá-los.
Gênesis
Gênesis 1:5 – “E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro“
ה ויקרא אלהים לאור יום ולחשך קרא לילה ויהי ערב ויהי בקר יום אחד
No texto de Gênesis 1:5, o “dia um“, traduzido como “dia primeiro“, aparece como a junção de dois períodos: “tarde” e “manhã“. A palavra utilizada do hebraico é “echad” (אחד). Esse exemplo mostra o conceito de unidade composta. O dia “um“, sendo formado por dois períodos.
Gênesis 2:24 – “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.“
כד על כן יעזב איש את אביו ואת אמו ודבק באשתו והיו לבשר אחד
No texto acima de Gênesis 2:24, Deus diz que o homem iria deixar os seus pais, e se apegaria à sua mulher, tornando “ambos uma carne“. A palavra “echad” também se encontra nesse verso, e aqui, o conceito de “unidade composta” também pode ser visto. Dois seres se tornando uma só carne. A “carne” está sendo formada por duas pessoas.
Gênesis 11:6 – “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer“
ו ויאמר יהוה הן עם אחד ושפה אחת לכלם וזה החלם לעשות ועתה לא יבצר מהם כל אשר יזמו לעשות
No versículo de Gênesis 11:6, o Senhor diz que o povo “é um” (echad). A palavra “povo” representa a junção de várias pessoas. Essa palavra está associada a composição de “pessoas“. Nesse sentido, é visto a “unidade composta“.
2 Crônicas
II Crônicas 30:12 – “E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR“
יב גם ביהודה היתה יד האלהים לתת להם לב אחד לעשות מצות המלך והשרים–בדבר יהוה
No texto de 2 Crônicas 30:12, é dito que o Senhor Deus deu “um só coração” para o povo de Judá. A palavra “um” nesse texto, é “echad“. Novamente, vemos essa palavra sendo utilizada em um sentido de “unidade composta“, pois está sendo aplicada ao “povo de Judá“. Várias pessoas, porém, com “um” só coração.
Jeremias
Jeremias 32:39 – “E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles“
לט ונתתי להם לב אחד ודרך אחד ליראה אותי כל הימים–לטוב להם ולבניהם אחריהם
O texto de Jeremias 32:39 possui o mesmo sentido também do verso de 2 Crônicas 30:12. Deus daria “um mesmo coração“, e “um só caminho” para o Seu povo. A palavra “echad” aparece 2 vezes nesse verso.
Números
Números 13:23 – “Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos“
כג ויבאו עד נחל אשכל ויכרתו משם זמורה ואשכול ענבים אחד וישאהו במוט בשנים ומן הרמנים ומן התאנים
Por fim, o verso de Número 13:23. Nesse texto, a palavra “echad” é utilizada para se referir a “umcacho de uvas“. É apenas “um” cacho de uvas, mas o cacho é composto por vários gomos de uva, o que o torna algo composto. Por isso, o conceito de “unidade composta” pode ser visto aqui também.
Reanalisando o Argumento
Diante dessas passagens, a interpretação trinitariana explica que a palavra “echad” utilizada em Deuteronômio 6:4 não significa literalmente “um“, mas sim, uma “unidade composta“. Logo, o texto estaria afirmando que Deus é “um“, porém, formado pelas 3 pessoas Pai, Filho e Espírito Santo.
O argumento parece ser convincente. Várias passagens bíblicas apresentam esse conceito de “unidade composta“. Mas será que realmente essa palavra possui esse significado? Será que realmente existe esse conceito no idioma hebraico?
Para aqueles que não conhecem o hebraico, fica fácil de convencer. A final de contas, se não entendemos do idioma, cremos sobre aquilo que está apresentado, não é assim?! Como conseguiríamos provar se esse argumento é verdadeiro ou não? Existem algumas formas. A primeira delas é procurar alguém que entende do idioma e questioná-lo. De preferência, alguém que não se deixe influenciar por questões teológicas, pois, do contrário, explicará de forma tendenciosa aquilo em que acredita.
Precisamos dar preferência às pessoas da própria cultura, sendo elas religiosas ou não, podendo até ser professores. A segunda forma de comparar a respeito desse argumento, é procurar em livros e dicionários do idioma. Mas aqui, caímos na dificuldade em encontrarmos um material de confiança. Quem o produziu também pode ter influenciado seu conteúdo com suas próprias crenças. Com isso, seria necessário pesquisar a respeito do escritor. Uma terceira forma de provarmos sobre esse argumento, é utilizarmos a própria Bíblia. Quanto à esta forma, não cairemos no problema da influência do escritor por conta de suas crenças teológicas, já que estamos indo direto à fonte, a Bíblia Sagrada!
Análise de Outras Passagens Bíblicas com Echad
Portanto, seguiremos a terceira proposta. Iremos analisar outras passagens bíblicas onde a palavra “echad” aparece. Se tal argumento da “unidade composta” for verdadeira, logo, esse conceito precisa estar presente em todas as demais passagens. Caso contrário, chegaremos à conclusão de que tal argumento não é verídico, mas sim uma invenção humana para responder uma contradição teológica formulada pelos homens. Vejamos:
Eclesiaste
Eclesiastes 4:8 – “Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação“
ח יש אחד ואין שני גם בן ואח אין לו ואין קץ לכל עמלו–גם עיניו (עינו) לא תשבע עשר ולמי אני עמל ומחסר את נפשי מטובה–גם זה הבל וענין רע הוא
O texto acima de Eclesiastes 4:8 está se referindo à pessoa que é só, e não tem ninguém. Aqui, o verso bíblico usa a palavra “echad“. Veja que não existem outras pessoas, mas somente uma. “Há um que é só, e não tem ninguém“. É impossível enxergar aqui o conceito de “unidade composta“, pois o texto deixa claro que se trata de uma pessoa sozinha e isolada.
Deuteronômio
Deuteronômio 17:6 – “Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá“
ו על פי שנים עדים או שלשה עדים–יומת המת לא יומת על פי עד אחד
No texto acima de Deuteronômio 17:6, também encontramos a palavra “echad” sendo utilizada. O texto diz que pela boca de duas ou três testemunhas, o testemunho seria válido. Porém, se apenas “uma” só testemunha o dissesse, não poderia ser considerado válido. A palavra “echad” foi utilizada para se referir a “uma” só pessoa. Aqui, a pessoa está sozinha. Novamente, não encontramos o conceito de “unidade composta” nesse texto.
1 Reis
I Reis 20:13 – “E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o SENHOR“
יג והנה נביא אחד נגש אל אחאב מלך ישראל ויאמר כה אמר יהוה הראית את כל ההמון הגדול הזה הנני נתנו בידך היום וידעת כי אני יהוה
No verso de 1 Reis 20:13, a palavra “echad” é utilizada para se referir à “um profeta” que se achegou ao rei Acabe. Não foram dois ou três profetas, mas somente “um” (echad). Também não encontramos o conceito de “unidade composta” nesse verso.
Daniel
Daniel 8:3 – “E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último“
ג ואשא עיני ואראה והנה איל אחד עמד לפני האבל ולו קרנים והקרנים גבהות והאחת גבהה מן השנית והגבהה עלה באחרנה
O verso de Daniel 8:3 utiliza a palavra “echad” para se referir a “um carneiro” visto em visão pelo profeta. Não foram dois ou três carneiros, mas somente “um” que estava diante do rio. Novamente, o conceito de “unidade composta” não pode ser aplicado aqui.
Daniel 8:13 – “Depois ouvi um santo que falava; e disse a um outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?“
יג ואשמעה אחד קדוש מדבר ויאמר אחד קדוש לפלמוני המדבר עד מתי החזון התמיד והפשע שמם–תת וקדש וצבא מרמס
Quem foi que falou no verso de Daniel 8:13? Foi “um santo que falava” na visão do profeta. A palavra aqui utilizada é “echad“. Aqui também não encontramos o conceito de “unidade composta“.
Isaías
Isaías 51:2 – “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele um só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei“
ב הביטו אל אברהם אביכם ואל שרה תחוללכם כי אחד קראתיו ואברכהו וארבהו
Ezequiel
Ezequiel 33:24 – “Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel falam, dizendo: Abraão era um só, e possuiu esta terra; mas nós somos muitos, esta terra nos foi dada em possessão“
כד בן אדם ישבי החרבות האלה על אדמת ישראל אמרים לאמר אחד היה אברהם ויירש את הארץ ואנחנו רבים לנו נתנה הארץ למורשה ס
Ambos os textos acima de Isaías 51:2 e Ezequiel 33:24, utilizam a palavra “um” para se referirem a pessoa de Abraão. É dito que “Abraão era um só“, “sendo ele um só“. Abraão era formado por mais de uma pessoa? Certamente que não! O texto bíblico ainda afirma claramente que ele estava só!
Faz Sentido Ser Uma Unidade Composta?
Qual conclusão tiramos diante desses outros versos? Será que agora podemos afirmar que o carneiro e os anjos da visão, o profeta, ou até mesmo Abraão, são formados por uma “unidade composta“? Eles seriam formados por vários seres, conforme alega a doutrina trinitariana a respeito de Deus? Certamente que não!
Os textos foram bem claros e mostraram outra versão daquilo que os defensores da doutrina trinitariana explicam! Se esse conceito de “unidade composta” na palavra “echad” não foi encontrada em outras passagens bíblicas, logo, esse conceito não é verdadeiro e não passa de uma mentira para justificar um erro teológico! Na realidade, a passagem de Deuteronômio 6:4 é uma afronta direta ao que esta doutrina ensina. Deus deixou bem claro que Ele é “um“, mas diante dessa verdade, satanás criou a sua “verdade“, e nela passou a ensinar uma doutrina que contradiz à Palavra de Deus!
Quem Usa a Mentira, é o Diabo!
Veja bem, caro leitor! Deus não precisa de mentiras para defender à Sua Verdade! Quem é chamado de “pai da mentira” é satanás (João 8:44)! Ele criou esse argumento para enganar as pessoas quanto ao texto de Deuteronômio 6:4.
Deus é Único, e é Um Só!
Por outro lado, mesmo sem os textos em hebraico para confirmar essa mensagem, poderíamos confirmá-la pela contradição do argumento com o que se ensina em outras passagens. Como por exemplo, as passagens abaixo:
Êxodo 20:2-3 – “Eu sou o YHWH teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.“
Perceba que em Êxodo 20:2-3, YHWH diz que não poderíamos ter outros deuses diante de “mim“. Ele não utilizou a palavra “nós” (primeira pessoa do plural), mas sim a palavra “mim” (primeira pessoa do singular). Aqui vemos claramente que apenas um é considerado como o Deus YHWH!
João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste“
Jesus foi bem claro em sua oração ao Pai, ao afirmar que apenas o Pai deveria ser considerado como sendo o “único Deus“.
I Coríntios 8:6 – “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também“
Paulo também foi bem claro ao mostrar que, para ele e para a igreja primitiva, somente o Pai era considerado como o Deus Soberano.
Conclusão: Echad Unidade Composta. Será mesmo?
Concluímos, portanto, que a palavra “echad” no idioma hebraico não possui um significado exclusivo para ser aplicada a uma “unidade composta“. Ela significa literalmente “um“, podendo ser utilizada em qualquer situação. O texto de Deuteronômio 6:4, em sua forma original, é bem claro e direto ao afirmar que Deus é “um“, o que nos mostra a verdade em relação ao conceito trinitariano. Deus não é uma “unidade composta“, mas Ele é apenas “um“, sendo Ele a pessoa de YHWH!
Que Deus nos abençoe!