Introdução
No estudo deste artigo, exploraremos a questão: “Os Dois Salvadores são a Mesma Pessoa?“. Ao analisarmos diversas passagens bíblicas, veremos como o título de “Salvador” é aplicado tanto a Yahweh no Antigo Testamento quanto a Jesus no Novo Testamento. Seria essa uma prova de que Jesus é o próprio Deus Yahweh ou há outra explicação para essa aparente equivalência? Investigaremos o significado do termo “Salvador” dentro de seu contexto bíblico, observando como Deus opera a salvação por meio de Seu Filho e de que forma isso influencia a compreensão sobre a identidade de ambos.
As Duas Comparações Realizadas
Isaías 45:21 – “Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor (Yahweh)? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim“
Isaías 45:15 – “Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador“
Na interpretação trinitariana e/ou unicista, um dos argumentos que utilizam para mostrar que Jesus é o Deus do Antigo Testamento é a comparação entre algumas passagens bíblicas, nas quais Deus é anunciado como o “Salvador” de Seu povo, e as passagens no Novo Testamento, onde Jesus também é chamado pelo mesmo título. Por exemplo, nos textos acima encontramos o próprio Deus Yahweh afirmando ser o “Deus justo e Salvador“, e que fora dEle não há outro Deus. Já a passagem a seguir aplica o título de “Salvador” para a pessoa de Jesus:
Lucas 2:11 – “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor“
No texto de Isaías, encontramos que Yahweh é o “Deus Salvador“, mas em Lucas, o anjo diz que naquela ocasião o “Salvador” havia nascido em carne, na cidade de Davi. Será que diante disso podemos afirmar que temos um ou dois salvadores?
Jesus é o Deus Salvador mencionado no Antigo Testamento?
Segundo os trinitarianos e/ou unicistas, ao compararmos estas duas passagens é possível chegar à conclusão de que Jesus é o “Deus Salvador” presente no texto de Isaías. Mas será que de fato é isso mesmo? Essas comparações estão sendo feitas corretamente? A questão parece se complicar ainda mais ao lermos o seguinte verso bíblico:
Isaías 43:11 – “Eu, eu sou o Senhor (Yahweh), e fora de mim não há Salvador“
O próprio Deus afirma que não há “Salvador” além dEle mesmo (Yahweh). Levando tais palavras em consideração, como podemos ler as passagens do Novo Testamento onde Jesus é reconhecido como sendo o “Salvador” de Seu povo e ainda assim não chegarmos à conclusão de que Ele é o próprio Deus Yahweh, já que apenas Yahweh é “Salvador“?
Com base nesse tipo de pensamento é que a maior parte das pessoas concluem que a doutrina trinitariana ou a unicista estão corretas. Ou seja, Jesus é a segunda pessoa da Trindade ou é o próprio Deus Yahweh feito carne.
Análise Incompleta!
Mas esta análise não está correta, pois não leva em consideração diversas outras passagens bíblicas sobre o assunto. Por exemplo, apesar do Novo Testamento aplicar o título de “Salvador” a Jesus, podemos encontrar diversos textos onde apenas a pessoa do Pai é reconhecida como sendo o único Deus Verdadeiro (João 17:3; 1 Coríntios 8:6; etc). Por este motivo, quando aplicam o título “Salvador” a Jesus, ele deve ter um significado diferente daqueles encontrados em Isaías. Pois, seria equivocado concluirmos que os dois salvadores são a mesma pessoa!
O primeiro ponto que devemos considerar é o motivo pelo qual Deus se intitula como o “Salvador” de Seu povo nessas passagens. É evidente que todo o contexto não está relacionado à questão do Plano da Salvação, mas sim a situação em que Israel estava vivendo em seu tempo.
Porém, existe ainda outro fator a ser considerado, que é a atuação de Deus Yahweh por meio de Seu Filho, Jesus. Ou seja, Deus opera a Sua salvação por meio de Jesus, tornando o Seu Filho como Salvador juntamente com Ele.
Quem Estabeleceu Jesus como Salvador?
Jesus não atua e nunca atuou independente da vontade de Seu Pai. Ele é submisso ao Pai, pois é o Seu Filho. Desta forma, as Suas ações são verdadeiramente as próprias ações de Seu Pai. Considerando isso, podemos afirmar que temos dois salvadores! O Pai designou o Filho para ser o nosso Salvador! Leiamos os versos seguintes a respeito dessa questão:
Atos 13:22-23 – “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel“
Perceba no texto acima de Atos 13 que foi Deus quem designou a Jesus para ser “Salvador de Israel“. Aqui está bem claro que foi o Pai quem determinou que Jesus se tornasse “Salvador” de Seu povo. Mas tal ação não se limita apenas à nação de Israel. Segundo o texto a seguir, ela aplica-se ao mundo todo:
1 João 4:14 – “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo“
Ao lermos tais passagens, é totalmente compreensível que o Filho se tornou “Salvador” pela vontade do Pai. Foi Yahweh quem o enviou para salvar o mundo de seus pecados. Nesse sentido, temos o próprio Pai como sendo o nosso “Salvador” por ter enviado o Seu Filho, e Este Se tornou o nosso “Salvador” por ter dado a Sua própria vida em nosso lugar. Considerando estas passagens, fica evidente que o argumento apresentado pelos trinitarianos e/ou unicistas está equivocado, fora da realidade bíblica.
Conclusão
Depois de analisar as passagens, ficou claro que a interpretação de que Jesus é o próprio Deus Yahweh não é a mais precisa. O título de “Salvador” pode ser entendido de forma diferente, dependendo do contexto, e o papel de Jesus como Salvador é dado por Deus, o Pai. Essa visão reforça a ideia de que Jesus é o Salvador enviado para cumprir a vontade de Deus, e não que Ele seja Deus em carne. Temos dois salvadores, porém, o Pai foi Aquele quem nos salvou entregando o Seu Filho, e por isso, designou o Filho para ser o nosso salvador!
Concluo a nossa análise com mais um texto sobre o assunto:
João 3:17 – “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele“
Que Deus nos abençoe.