Generic selectors
Exact matches only
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Jesus é o Pastor de Salmos 23:1? – João 10:11

O Senhor é o Meu Pastor

Conteúdo

Introdução

No artigo “Jesus é o Pastor de Salmos 23:1? – João 10:11”, explorarei a conexão entre essas passagens bíblicas e seu verdadeiro significado. Em Salmos 23:1, Davi declara que Yahweh é o seu Pastor, enquanto em João 10:11, Jesus afirma ser o “bom Pastor” que dá a vida pelas ovelhas. Diante dessas declarações, surge a pergunta: estaria Jesus reivindicando ser o próprio Yahweh ou há um significado mais profundo por trás de Suas palavras? Para responder a essa questão, analisarei as Escrituras e compararei esses versículos com a profecia de Ezequiel 34, buscando entender qual a real identidade do Pastor mencionado por Jesus.

Versos em Questão

Salmos 23:1 – “O SENHOR [Yahweh] é o meu pastor, nada me faltará

João 10:11 – “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas

Os dois textos acima possuem algo em comum. O primeiro deles, escrito pelo salmista Davi, refere-se ao Deus Yahweh como sendo um “pastor“. Já o verso de João 10:11, o próprio Jesus afirma ser o “bom Pastor” que dá a Sua vida pelas ovelhas.

Cuidado ao Comparar Versos

Segundo o pensamento trinitariano e unicista, ao Jesus fazer tal declaração, Ele está revelando ser o Deus Yahweh presente nos escritos do Antigo Testamento, o mesmo Deus que Davi mencionou ser o seu “Pastor“. Mas será que tal conclusão está correta? Estaria Jesus afirmando ser o Deus Yahweh?

A comparação dos versos é boa, e realmente pode dar essa impressão para muitas pessoas. Aliás, muitos ficam vibrados com tais comparações de versos, achando que descobriram mais uma base sólida para defenderem a doutrina trinitariana ou a unicista. Porém, ao pesquisarmos mais a fundo nas Escrituras sobre essa questão, iremos encontrar um verso que trará o correto entendimento sobre esse assunto.

O que Deus Declarou a Respeito do Seu Servo Davi?

Leiamos a seguir o texto escrito pelo profeta Ezequiel:

Ezequiel 34:20-24 – “Por isso o Senhor DEUS [Yahweh] assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse

Conforme podemos ler no texto acima, o Senhor Deus diz que Ele mesmo é quem julgará as Suas ovelhas. Ao chegarmos no verso 23, encontramos as seguintes palavras do Senhor: “E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor” (Ezequiel 34:23). Levando em consideração que esse é um texto profético (já que tais palavras foram proferidas cerca de 300 anos depois da morte do rei Davi), é evidente que o mesmo não pode estar se referindo ao próprio Davi, mas sim a alguém simbolizado por ele, o qual sabemos que esse alguém refere-se ao Messias. 

Tendo isso em mente, perceba que Deus afirmou que suscitaria um “pastor” para apascentar as Suas ovelhas. Em seguida afirma que o Seu servo “Davi” é quem apascentaria as suas ovelhas. Já que sabemos que “Davi” está simbolizando o Messias, logo o Servo a quem Deus está instituindo para ser o pastor de Suas ovelhas é o próprio Jesus, o nosso Messias!

Conclusão

Não há nenhum segredo aqui! Veja bem, segundo Salmos 23:1, Yahweh é o nosso Pastor, mas Ele deixou nas mãos de Seu Filho unigênito (João 3:16) a responsabilidade de pastorear as Suas ovelhas. E isto não é interpretação minha! É o que está escrito em Ezequiel 34:23. Jesus não afirmou ser “o bom Pastor” pelo fato dele ser o próprio Yahweh, mas sim pelo fato de Seu Pai ter o incumbido com esta responsabilidade. É por esse motivo que ele revela ser “o bom Pastor” em João 10:11. Ele não estava se referindo ao “pastor” de Salmos 23:1, mas sim ao “pastor” mencionado em Ezequiel 34:23! 

Que Deus nos abençoe.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Rebeca: Uma Mulher de Fé e Decisões Determinantes

Rebeca: Uma Mulher de Fé e Decisões Determinantes

Introdução Rebeca foi uma das mulheres mais marcantes da Bíblia, sendo esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú. Sua história é repleta de

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Introdução O que acontece com os justos após a morte? Eles vão imediatamente para o céu louvar a Deus, ou a Bíblia apresenta outra resposta?

A Parábola da Vinha sob a Perspectiva do Plano da Redenção

A Parábola da Vinha sob a Perspectiva do Plano da Redenção

Introdução Em "A Parábola da Vinha sob a Perspectiva do Plano da Redenção", vamos explorar o significado profundo dessa parábola contada por Jesus e como

A Vitória Sobre o Pecado: Como Alcançá-la em Cristo?

A Vitória Sobre o Pecado: Como Alcançá-la em Cristo?

Introdução A vitória sobre o pecado não é algo que podemos alcançar por nossos próprios esforços. O pecado é uma realidade que afeta toda a