Generic selectors
Exact matches only
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Um Chamado para a Verdadeira Adoração

Um Chamado para a Verdadeira Adoração

Conteúdo

Introdução

Neste artigo vamos analisar o chamado para a Verdadeira Adoração na Primeira Mensagem Angélica de Apocalipse 14:6-7. Destacaremos os principais pontos dessa mensagem e seu significado para os cristãos nos últimos tempos. Abordaremos os conceitos de evangelho eterno, o chamado para temer e adorar a Deus, e a identificação do Deus verdadeiro como o Criador de todas as coisas. Além disso, discutiremos o papel dos mensageiros que proclamam essa mensagem e a relevância dessa advertência para os cristãos atuais, à medida que se aproximam os momentos finais da história terrestre antes da volta de Jesus Cristo.

Contextualizando as 3 Mensagens Angélicas

m Apocalipse 14, 3 anjos anunciam “As Três Mensagens Angélicas“. Essas mensagens se destinam às pessoas que vivem no último período terrestre antes da volta de Jesus Cristo. Contudo, esses anjos não as entregam literalmente a cada pessoa. Os anjos utilizados nessas passagens de Apocalipse 14 são símbolos referentes a mensageiros. Ou seja, pessoas que se dedicam para levar essa mensagem aqueles que não a conhecem.

A palavra utilizada no idioma em que a Bíblia foi escrita, quando se refere a “anjos“, pode significar tanto um ser celestial quanto uma pessoa enviada por Deus. Por exemplo, o texto de Marcos 1:2 na Bíblia versão Almeida Fiel, traz a tradução da palavra “anjo” ao se referir a João Batista, o profeta que antecedeu a Jesus Cristo.

Já a Bíblia na versão Almeida Atualizada trouxe a palavra “mensageiro” para se referir a mesma pessoa. Outro exemplo são as cartas enviadas às sete igrejas no livro de Apocalipse, que se destinam aos “anjos” que estavam nessas igrejas. Na realidade, as cartas estavam sendo enviadas para os cristãos convertidos a Jesus que viviam naquelas regiões (Apocalipse 2-3).

Portanto, as três mensagens angélicas simbolizam as pessoas nessa terra que estão proclamando determinadas mensagens ao mundo. Nesse estudo, iremos analisar apenas parte da Primeira Mensagem Angélica.

A Primeira Mensagem Angélica

O texto a seguir descreve essa mensagem:

Apocalipse 14:6-7 – “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas

O Evangelho Eterno e a Verdadeira Adoração

Os versos acima destacam alguns pontos interessantes. Repare que o texto diz que esses mensageiros proclamariam o “evangelho eterno” a todos os habitantes desse mundo. O que Deus quer dizer com respeito a “evangelho eterno“? Observe que foi especificado um evangelho determinado para ser pregado, o qual Deus chamou de “eterno“. Por acaso será que existem outros evangelhos sendo ensinados pelo mundo, ou até mesmo pelas professas igrejas cristãs? Repare a advertência que o apóstolo Paulo deixou de antemão avisado aos gálatas:

Gálatas 1:8 – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema

Da mesma maneira, quando Jesus esteve aqui na terra, Ele especificou o evangelho que deveria ser pregado a todo o mundo antes da Sua volta:

Mateus 24:14 – “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim

Perceba que existem pelo menos mais de um tipo de evangelho que está sendo pregado em todo mundo. Com respeito a essas passagens, fica evidente a existência de diversas pessoas proclamando um tipo diferente de ensino com relação a Bíblia. A mensagem é clara e se refere a um evangelho específico a ser proclamado ao mundo inteiro para que a volta de Jesus aconteça. E nesse evangelho eterno, temos um chamado para a verdadeira adoração.

O Conteúdo da Primeira Mensagem

A Mensagem do Primeiro Anjo proclama com grande voz três pontos importantes que estão destacados no verso acima. Esses três pontos são respectivamente:

  1. Temei a Deus, e dai-lhe glória
  2. É vinda a hora do Seu juízo
  3. E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas (um chamado para a verdadeira adoração)

Com relação ao primeiro e ao terceiro item, podemos agrupá-los como sendo uma mensagem para as pessoas temerem a Deus, dando glória a Ele, e também para adorá-lo. O segundo item declara um período em que Deus há de julgar o mundo. Ou seja, todas as pessoas desta terra e por isso é que “As Três Mensagens Angélicas” são proclamas a todos os habitantes do planeta. Quanto ao juízo de Deus, esse assunto não será abordado neste estudo, mas nos concentraremos apenas no chamado para temer e adorar a Deus.

A Quem Adorar?

A questão que poderíamos levantar é a seguinte: “Temer e adorar a quem, ou a qual Deus?“. Afinal de contas existem muitas religiões e igrejas em nosso mundo. Diante desse problema, como podemos saber quem é o Deus que deve ser adorado? A quem devemos praticar a verdadeira adoração?

A resposta para essa questão foi apresentada no terceiro item, em que o anjo declarou: “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas“. Portanto, devemos buscar nas Sagradas Escrituras quem é este a quem a mensagem se refere.

A Verdadeira Adoração: Ao Deus Vivo, e Senhor do Céu e da Terra

Em determinada ocasião, os apóstolos Paulo e Barnabé foram pregar o evangelho aos moradores das cidades de Listra e Derbe, os quais proclamaram as seguintes palavras:

Atos 14:15 – “E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles

O chamado dos apóstolos referia-se a conversão ao “Deus Vivo“, sendo Ele, Aquele “que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles“. Perceba que o Criador é um “Deus Vivo“, e esse Deus é Aquele quem fez todas as coisas. Em outra ocasião, quando Paulo se encontrava em Atenas, ele anunciou aos habitantes daquela região a conversão a Deus, identificando-O da seguinte maneira:

Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens

Não devemos ter dúvidas que, o Deus a quem devemos temer e dar-lhe glória referente a mensagem do Primeiro Anjo relatada em Apocalipse 14:6-7, é o mesmo Deus pregado pelos apóstolos no primeiro século. Em ambas as passagens esse Deus é identificado como sendo o Criador de todas as coisas. Com relação a última passagem citada (Atos 17:24), o apóstolo Paulo ainda O identifica como sendo o “Senhor do céu e da terra“.

Portanto, descobrimos que o Deus a ser adorado é o criador de todas as coisas. É a Ele quem devemos prestar a Verdadeira adoração!

Quem é Esse Deus?

Afinal, quem seria este Deus que é o “Senhor do céu e da terra“? Iremos recorrer a Jesus Cristo, o único dentre todos os seres humanos que subiu e desceu dos céus (João 3:12-13). Com certeza Ele poderá nos responder a esta pergunta:

Mateus 11:25 – “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos

A Verdadeira Adoração: O Pai de Jesus

O próprio Jesus nos revela que o Seu Pai é o “Senhor do céu e da terra“. É a respeito de Deus, o Pai de Jesus, que a Primeira Mensagem Angélica se refere. É a Ele quem devemos temer, dar-lhe glória, e adorá-lo! Esta mensagem, a ser dada ao mundo inteiro, refere-se à adoração a Deus, o Pai. Em outra ocasião, quando os apóstolos Pedro e João retornaram aos seus irmãos de fé, relataram todas as coisas ruins que aconteceram com eles por terem pregado o evangelho. Nessa ocasião, todos eles proclamaram a Deus:

Atos 4:24,27 – “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; […] Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel

Não só Paulo e o nosso Senhor Jesus Cristo, mas os Seus outros discípulos também reconheciam o Pai como sendo Aquele quem criastes todas as coisas. Todos eles O identificaram como sendo Aquele quem fez “o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há“.

Mais uma vez compreendemos que a verdadeira adoração anunciada na Primeira Mensagem Angélica refere-se ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Não devemos confundir os textos que se referem a Jesus como sendo o criador de todas as coisas com a pessoa do Pai.

O Único Deus Verdadeiro

Esses textos simplesmente nos mostram que Deus, o Pai, efetuou Sua obra da criação por meio de Seu Filho. Jesus foi Aquele que executou toda a obra da criação planejada e elaborada por Deus (Jo 1:1-3; Cl 1:15-16; Hb 1:1-2; Ap 3:14). Com relação a Seu Pai, o Criador de todas as coisas, Jesus deixa mais informações em João 17:3.

João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste

Jesus identifica ao Seu Pai como sendo o “único Deus verdadeiro“. Não existe outro ser além do Pai, a quem devemos reconhecer como o nosso Deus. Jesus orou para que entendêssemos essa importante mensagem, a qual seria proclamada nos finais dos tempos antes de Sua volta. Em outra passagem encontramos também a mesma referência ao Pai, sendo Ele o “Deus vivo” anunciado por Paulo, e o “Deus verdadeiro“, citado por Jesus Cristo. Leiamos 1 Tessalonicenses 1:9-10.

1 Tessalonicenses 1:9-10 – “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a Seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura

Mais uma vez confirmamos pelas Sagradas Escrituras que o Deus a quem a Primeira Mensagem Angélica se refere é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Verificamos que os três títulos citados nas passagens acima se referem ao Pai.

  • O Deus Vivo: O Pai
  • O Senhor do céu e da terra: O Pai
  • O Único Deus Verdadeiro: O Pai

Conclusão: A Verdadeira Adoração

Concluímos que o único Deus a quem devemos prestar a verdadeira adoração é a pessoa do Pai. Esta é a mensagem proclamada pela Primeira Mensagem Angélica, que deve ser anunciada “a toda nação, tribo, língua e povo” (Ap 14:7). Nenhum outro deus deve ser reconhecido diante dEle. Esta é parte da mensagem a ser proclamada ao mundo antes da volta de Jesus. Que eu e você possamos compreender essa mensagem e fazermos parte do grupo de adoradores mencionado por Jesus:

João 4:23 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem

Que Deus nos abençoe.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Quem são os Sete Espíritos Diante do Trono de Deus?

Quem são os Sete Espíritos Diante do Trono de Deus?

Introdução Quem são os Sete Espíritos Diante do Trono de Deus? Essa é uma questão que gera diferentes interpretações no meio cristão. Alguns associam esses

Sinais da Volta de Jesus

Sinais da Volta de Jesus

Introdução Nesse estudo, veremos a respeito dos Sinais da Volta de Jesus. Desde tempos antigos, muitos têm se perguntado sobre os sinais que antecederão a

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Introdução O que acontece com os justos após a morte? Eles vão imediatamente para o céu louvar a Deus, ou a Bíblia apresenta outra resposta?

A Grande Rebelião e a Estratégia do Querubim – Apocalipse 12:3-4

A Grande Rebelião e a Estratégia do Querubim – Apocalipse 12:3-4

Introdução No presente artigo, exploraremos "A Grande Rebelião e a Estratégia do Querubim - Apocalipse 12:3-4", um estudo que revela os eventos cósmicos que envolvem