Introdução
Quem é o Todo-Poderoso de Apocalipse 1:8? Essa pergunta surge porque muitas pessoas interpretam esse versículo como uma referência a Jesus. No entanto, ao analisarmos o contexto do capítulo, percebemos que há uma distinção entre Jesus e aquele que é chamado de “Todo-Poderoso“. Neste artigo, vamos examinar cuidadosamente contexto e entender quem realmente está sendo mencionado em Apocalipse 1:8.
A Passagem de Apocalipse 1:7-8
Apocalipse 1:7-8 – “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.“
Muitas pessoas utilizam o texto acima para mostrar que Jesus é o Deus Todo-Poderoso apresentado nas Escrituras. De fato, ao lermos os versos 7 e 8 do primeiro capítulo de Apocalipse, podemos chegar a essa conclusão, já que o verso 7 fala claramente sobre Jesus, pois Ele virá com as nuvens do céu e todo o olho O verá, além de ter sido Ele mesmo quem foi transpassado.
Analisando o Contexto
Para entendermos quem é o Todo-Poderoso de Apocalipse 1:8, preciso analisar e compreender o contexto dessa passagem.
Será, então, que Cristo proferiu as palavras do verso 8, já que o verso anterior o menciona como sujeito principal do contexto? Para esclarecermos essa dúvida é preciso lermos mais do que apenas um verso que antecede a passagem em questão. Vamos ler o que diz o contexto todo:
Apocalipse 1:4-8 – “João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.“
Perceba que no verso 4, João descreve que a “graça e a paz” nos vêm da parte “daquele que é, e que era, e que há de vir” e também da parte dos “setes espíritos“. O verso 8 também usa essas mesmas palavras para se referir ao Deus Todo-Poderoso. Será que o verso 4 que acabamos de ler está se referindo à pessoa de Jesus e a dos sete espíritos? O verso seguinte nos responde a esta pergunta quando diz: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra“.
O verso 5 acrescenta outra pessoa diferente da apresentada no verso 4. Quando o verso 4 menciona “aquele que é, e que era, e que há de vir”, ele não se refere a Jesus, pois o verso seguinte o adiciona separadamente. Isso deixa claro que são pessoas diferentes.
Conclusão: Quem é o Todo-Poderoso?
Portanto, ao lermos novamente o verso 8, fica evidente que Jesus não proferiu essas palavras, mas sim outro ser, que é o Deus Todo-Poderoso. Apesar de o texto anterior se referir a Jesus, ele finaliza o que diz sobre Ele no verso 7 e conclui o assunto geral com as palavras de Seu Pai no verso seguinte.
Nenhum texto das Escrituras aplica o título “Todo-Poderoso” a Jesus, mas apenas a Seu Pai.
Dessa forma, podemos concluir que a resposta à pergunta “Quem é o Todo-Poderoso de Apocalipse 1:8?“, é a pessoa do Pai! Somente Deus Pai recebe o título de “Todo-Poderoso” nas Escrituras. E dentro desse contexto, Jesus aparece como uma pessoa distinta dele.
Que Deus abençoe ao leitor.
Respostas de 4
Apocalipse 1.8 obs: Deus não é o alfa e o omega, mas sim jesus! Deus não tem começo e nem fim, verso 8 se refere a jesus vindo nas nuvens com seus santos e todo olho o verá até você, que é pra vc confirmar! Tudo o que o pai tem é do filho tudo absolutamente tudo, assim quiz Deus, ora vem todo poderoso
Irmão, boa tarde! Você chegou a ler o estudo apresentado acima? Se não, aconselho que leia-o primeiramente. Acredito que esteja bem claro a análise do contexto.
Tanto Deus, o Pai, quanto Jesus, são chamados de Alfa e Ômega nas Escrituras. Porém, no contexto de Apocalipse 1:8, o texto não se refere a Jesus Cristo, mas sim ao Pai. Uma leitura cuidadosa do contexto nos mostra isso sem maiores dificuldades.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Deus nos abençoe!
Atentar para o fato de que ele não teve princípio e nem fim, ele é o princípio e o fim! Vocês Tj tentam a todo custo dizer que Cristo é criatura, ou que foi criado! Absurdo!
Boa tarde, irmão! Graça e Paz!
Não sou e nunca fui da congregação TJ (Testemunha de Jeová)!
Já fui trinitariano, defendi muito essa doutrina, e depois de muito estudo, percebi incoerências de interpretação e falta de base sólida para crer nessa doutrina.
Sobre Cristo não ter tido princípio, creio que isso seja bem difícil, já que o Pai é o único Deus que as Escrituras apresentam. Se o Pai é o único, logo, é o único Eterno também, sem princípio e sem fim.
É claro que o título "princípio e fim" também é aplicado a Cristo, mas devemos entendê-lo por outra perspectiva.
Que o Eterno lhe abençoe!