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O que Significa Eu e o Pai somos um? – João 10:30

O que Significa

Conteúdo

Introdução

Ao lermos João 10:30, onde Jesus afirma: “Eu e o Pai somos um“, podemos nos perguntar qual é o real significado dessa declaração. O que significa “Eu e o Pai Somos Um“? Alguns entendem essas palavras como uma prova de que Jesus e Deus são o mesmo ser, enquanto outros as veem como uma confirmação da doutrina da Trindade. No entanto, será que essa foi realmente a intenção de Cristo ao dizer isso? Neste artigo, explorarei essa passagem à luz do contexto bíblico, analisando outras declarações de Jesus e comparando com textos que explicam o conceito de unidade nas Escrituras.

Verso Áureo

João 10:30 – “Eu e o Pai somos um

O texto acima é compreendido por muitos como uma prova de que Jesus é Deus, ou que Deus e Jesus são a mesma pessoa. Para os unicistas, Jesus é a parte de Deus feito carne. Dentro dessa linha de pensamento, entendem as palavras de Jesus como sendo uma referência de que Ele mesmo é o Deus da Bíblia, porém, tendo sido feito carne como ser humano. Para outra linha de pensamento, o trinitarianismo acredita que as palavras de Jesus é uma prova da trindade, já que aqui encontrasse um texto onde Ele próprio afirmou ser um único ser juntamente com o Pai. Será que de fato foram essas as intenções de Jesus ao proferir tais palavras? O que significa “Eu e o Pai Somos Um“?

Análise da Oração de Jesus

Para chegarmos a correta compreensão desse texto, é necessário procurarmos o sentido dessa expressão em outros textos bíblicos. O principal texto que podemos encontrar tal informação é na oração sacerdotal de Jesus, encontrada em João 17:

João 17:9,11 – “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus … E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós

Nesse capítulo está relatado a Sua oração ao Pai. No verso 9, Jesus menciona à quem Ele está se referindo. Ele diz neste momento não estar rogando pelas pessoas do mundo, mas apenas pelo Seu povo. Perceba que, já no verso 11, Ele ora ao Pai pedindo que tais pessoas fossem guardados por Deus, para que todos eles fossem “um” assim como Jesus e o Pai são um!

Devemos Ser Um, Assim como Deus e Jesus

As palavras de Jesus são muito claras. Ele pede para que todos os Seus filhos sejam “um“, e ainda utiliza de comparação a forma que Ele e o Pai são um ao dizer “assim como nós“. Será que de fato Ele estava orando ao Pai para que as pessoas se transformassem em um só ser, ou algo similar como compreendem os unicistas ou os trinitários? Fica claro que não! As palavras de Cristo “assim como nós” demonstra que tais interpretações não estão corretas e que na realidade existe uma outra forma de entendermos como Ele e o Pai são um. Mas o texto prossegue com as seguintes palavras:

João 17:20-22 – “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um

Os versos acima nos confirmam mais uma vez que a maneira de se entender a unidade entre Jesus e o Pai não é da forma que os unicistas ou trinitários afirmam, pois agora Jesus diz que o Seu povo deve ser “um” no Pai e no Filho. Pensar que o sentido de ser “um” significa compor um ser, se torna totalmente absurdo ao lermos esse trecho, já que agora esse ser (Deus) passaria a ser composto por milhares ou milhões de outras pessoas! É claro que esta interpretação não é correta já que não tem coerência alguma. Mas então, o que significa “Eu e o Pai Somos Um“?

Qual o Significado de Ser Um?

A análise da oração sacerdotal de Jesus nos deixa claro como devemos crer sobre “ser um“. Ela menciona que devemos ser assim como Cristo e Deus são um. Agora, o que isso quer dizer? Podemos ter uma ideia por meio de outras passagens bíblicas apresentadas abaixo:

Romanos 15:5-6 – “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” 

1 Coríntios 1:10 – “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” 

Efésios 4:3 – “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz

Perceba que nas passagens acima, o conceito de unidade apresentado por Paulo é de:

  • União
  • Mesmo pensamento
  • Ausência de dissensões
  • Unidade de pensamento
  • Possuir mesma opinião (parecer)
  • Unidos em espírito

A Correta Interpretação

Qual a correta interpretação para a pergunta: O que significa “Eu e o Pai Somos Um“? A correta interpretação de ser “um” na Bíblia é o vínculo da unidade entre pessoas diferentes. Essa unidade entre ambas as partes envolve possuírem os mesmos ideais, pensamentos, propósitos, não estarem em dissensão um com o outro! É nesse sentido que Jesus e o Pai são um! Sabendo disso, agora fica claro a oração sacerdotal de Jesus, ao pedir para o Seu Pai que nós nos tornemos um com eles também. Jesus estava pedindo para que Deus colocasse o Seu Espírito em nossos corações e trabalhasse em nossa mente para que fôssemos unidos com os mesmos propósitos e ideias de Deus. A separação que o pecado causou em nós e Deus, Jesus agora trabalha para nos tornar mais semelhantes a Ele novamente, assim como era Adão quando foi criado. É uma transformação feita por meio do Espírito de Deus em nós.

A Interpretação Errada

Agora, que tal lermos o contexto de João 10:30 onde Jesus disse “Eu e o Pai somos um” para verificarmos que outra informação podemos obter nesse texto? Vejamos:

João 10:30-36 – “Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

Repare que após Jesus ter dito “Eu e o Pai somo um“, Ele faz uma pergunta aos judeus, os quais respondem com as seguintes palavras: “Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo“. Os judeus compreenderam as palavras de Jesus como se Ele estivesse Se fazendo de Deus. Mas como vimos, esse não foi o real sentido das palavras dEle. 

Perceba que eles entenderam de forma errada, e essa interpretação errônea também está sendo feita pelos unicistas e trinitários. Mas Cristo responde-lhes dizendo: “Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?“. O que Cristo realmente afirmou, segundo as Suas palavras? Ele afirmou que era o “Filho de Deus” e não que Ele era o próprio Deus! Tais palavras fazem totalmente sentido, já que a unidade entre Deus e Jesus faz de Jesus ser realmente um Filho de Deus, pois é impossível estar em unidade com Deus e ainda assim não ser Seu filho.

Considerações Finais

Concluímos, portanto, que as palavras de Jesus estava se referindo a unidade de pensamento e propósito que Ele possui com o Seu Pai. Para finalizar, deixo o seguinte texto para reflexão:

A personalidade do Pai e do Filho, bem como a unidade existente entre Eles, é apresentada no capítulo dezessete de João, na oração de Cristo por Seus discípulos: ‘E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela Sua palavra, hão de crer em Mim; para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste’ João 17:20-21. A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um” – Ciência do Bom Viver, página 421-422

Que Deus abençoe ao leitor.

Respostas de 11

  1. Pastor exelente sua explicação nesse estudo abençoado me ajudou muito grato Deus abençõe seu ministério e vida se possivel mande para mim outros estudos.

  2. Há mais de 20 anos eu recebi no portão de minha casa duas Testemunhas de Jeová. Na ocasião conversamos um pouco sobre Jesus, e como deixei elas confusas, chamaram seus supervisores. Conversamos sobre Jesus ser Deus, Trindade e concordei em participar de um estudo, na casa de um desses supervisores, aos sabados acerca de Jesus Cristo. Estabelecemos o prazo de 30 dias e marcamos a data para comparecer. Nos dias seguintes comecei a estudar acerca da Doutrina da Trindade, sendo que após 2 semanas pensei comigo: Entrei numa grande fria. Todas as argumentações sobre o tema não me convenciam a teor de Atos 17:11. Deixei de lado tais intepretações e fiquei com a Bíblia. O ponto de partida foi João 10:30 Eu e o Pai Somos Um. Então fui levado a Genesis, quando Deus retirou de Adão uma costela e fez a mulher. Cheguei a conclusão lógica de que para que dois fossem apenas um, um teria que ter saído do outro. Com base em João 10:30 e 17:08 disse a Deus, que o caminho estava traçado, porém, não conseguia compreender de onde teria saído Jesus Cristo. Certo dia, ao ir para o trabalho, ao pisar no primeiro degrau do ônibus ouviu uma voz por detrás que disse: Quem Sou Eu? A principio levei um susto e olhei para trás, como não havia nínguem percebi que era a voz de Jesus Cristo. Então respondi: A Palavra de Deus! e Logo em seguida a voz tornou a perguntar: E a Palavra sai de onde? Então respondi: Da boca de quem a profere. Após esse fato, o texto abaixo pode ser concluído.
    A experiência foi verdadeira e impactante para mim.
    Quanto aos demais, Atos 17:11

  3. A PALAVRA ESTAVA EM DEUS

    Doutrina da Trindade

    No princípio criou Deus o homem do pó da terra, puro, perfeito, sem mácula e para viver eternamente no Jardim que havia plantado no Éden. Ao desobedecer a ordem de seu Criador, Adão pecou, e com o seu pecado a morte entrou no mundo passando a todos os homens: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”.[1]

    Porém, Deus não desistiu do homem e ali no Jardim já profetizara o envio de Seu Filho. O último Adão, Jesus Cristo, deveria vir ao mundo para vencer onde o primeiro homem havia caído. Entretanto, era necessário que viesse na mesma condição do primeiro homem, ou seja, puro, perfeito, sem a raiz do pecado original.[2]

    O pecado e a morte, que entraram no mundo através de Adão, passaram a todos os homens, José e Maria, inclusive.

    Eva, mulher de Adão, foi formada por Deus através da retirada de uma de suas costelas. O fato de ter saído de Adão é que faz com que Eva seja apenas uma só carne com ele.[3]

    Para efeito de aprendizado podemos definir o que ocorreu com Adão e Eva como sendo o princípio da unidade bíblica. Em outras palavras, para que dois sejam apenas um, é necessário que um tenha saído do outro.

    No Evangelho de João, o Senhor Jesus Cristo diz a seu respeito: “Eu e o Pai somos um”[4]. Adotando o princípio da unidade bíblica, para que a frase dita por Jesus Cristo fosse verdadeira, Ele teria que ter saído de Deus, assim como Eva saiu de Adão.

    No mesmo Evangelho de João diz, ainda, Jesus Cristo a seu respeito: “Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste e eles as receberam e verdadeiramente conheceram que SAÍ DE TI, e creram que tu me enviaste”[5].

    Nesse texto, Jesus Cristo afirma ter saído de Deus, o que confirma o princípio da unidade bíblica. Porém, fica uma pergunta: de onde? Eva foi formada através da retirada de uma das costelas de Adão, e Jesus Cristo teria saído de onde em relação à Deus?

    No Evangelho de João encontramos: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava em Deus, e a Palavra era Deus “.[6] A Palavra referida pelo Apóstolo João é Jesus Cristo, o que é confirmado no Livro de Apocalipse: “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama a Palavra de Deus”[7]7.

  4. [1] Romanos 5:12 – Cf. Rom 3:23

    [2] “Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão, espírito vivificante” ( I Cor 15:45 ).

    [3] Gn 2:18-24

    [4] João 10:30

    [5] João 17:08 [caixa alta acrescida]– Cf. João 13:03

    [6] João 1:1

    [7] Apocalipse 19:13

    [8] Cf ainda Isaías 45:12-18, Apocalipse 4:11, Salmos 148:05 ; Gn 14:19 ; Jr 10:16 ; Efésios 3:9 e vários

    [9] Hebreus 1:2 cf Col 1:16b

    [10] Isaías 44:6b cf Isaías 45:14, 45:18-22

    [11] João 1:3

    [12] Hebreus 11:3

    [13] Salmos 33:6-9 Cf 2 Ped 3:5 e Sal 148:12

    [14] Colossenses 1:15

    [15] Apocalipse 3:14

    [16] João 14:28

    [17] I cor 11:3

    [18] Isaías 55:11

    [19] Efésios 1:20 – Veja Atos 7:55 ; Col 3:1 e Heb 10:12

  5. Eu creio assim mesmo! Foi providencial a sua colocação, meu irmão. As pessoas usam a própria Bíblia pra desfazer, desacreditar em Deus. Este tipo de “estudo” tem a finalidade de tirar a autoridade de Jesus, só que de maneira sorrateira!

    1. “Deus” é um título. Não se refere a uma pessoa em específico.
      Jesus pode ser chamado de “Deus”, mas não no mesmo sentido que o Pai é chamado.
      Na Bíblia, Jesus possui a mesma divindade do Pai, mas ele teve um princípio. Jesus é o Filho Unigênito, e não o Deus Todo-Poderoso (afinal, ele é o filho desse Deus).
      O termo “Deus” aplicado a Jesus é bem polêmico, mas acredito que não haja problema em ser chamado assim, desde que o entendimento seja o mesmo que os judeus acreditavam.
      Sugiro ler com mais calma esse e outros artigos relacionados ao tema: Divindade.
      Que Deus o abençoe.

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