Introdução
Algumas pessoas creem sinceramente que exista uma relação entre as 3 pessoas da trindade na visão de Isaías 6, com o relato de Jesus em João 12, e ao Espírito Santo mencionado em Atos 24. Esse estudo visa analisar essa interpretação e verificar se ela é a única possível, bem como se está em harmonia com o restante das Escrituras. Afinal, Quem foi Visto em Isaías 6, João 12 e Atos 28?
Considerações Iniciais sobre a Trindade
A primeira observação que devemos notar é que os defensores da Trindade apresentam um pensamento que acaba se contradizendo, já que distinguem as três pessoas, mas afirmam que nenhuma delas é a outra, embora estejam ligadas pela mesma essência divina. A figura abaixo ilustra o pensamento trinitariano:

Conforme podemos ver na ilustração acima, a doutrina da trindade trás o seguinte conceito:
- O PAI não é o FILHO nem o ESPÍRITO SANTO.
- O FILHO não é o PAI nem o ESPÍRITO SANTO.
- O ESPÍRITO SANTO não é o PAI nem o FILHO.
Portanto, como os trinitarianos podem afirmar que Isaías viu o Pai e que João se refere a essa visão como se o profeta tivesse visto Jesus, ou até mesmo uma terceira pessoa chamada Espírito Santo? Não seria esta uma contradição dos ensinamentos da própria doutrina? Quem foi Visto em Isaías 6?
Isaías 6
Para iniciarmos o nosso estudo sobre Quem foi Visto em Isaías 6, sugiro lermos a visão de Isaías relatada no capítulo 6 de seu livro:
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.” – Isaías 6:1-10
O profeta começa o seu relato descrevendo que ele teve uma visão acerca de Deus, dizendo: “eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono” o qual estava localizado no Santuário Celeste “e a cauda do seu manto enchia o templo“. Ele também apresenta os Serafins que estavam ao redor do trono, proclamando glórias a Ele. No verso 5, o profeta afirma ter visto “o Rei, o Senhor dos Exércitos“, ou seja, o próprio Deus. Mas ele não apenas vê ao Senhor, mas ouve a Sua voz, o qual lhe diz as seguintes palavras:
“A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” – Isaías 6:8
O Argumento do “nós”
Os trinitarianos utilizam a passagem acima como uma das quatro do Velho Testamento para tentar provar a pluralidade de Deus. Conforme pudemos ler, o Senhor utilizou o pronome da primeira pessoa do plural “nós“. Esse argumento, porém, é fraco e não prova nada, já que o verso nada está falando sobre a natureza da Divindade. Existem duas possíveis interpretações para esse caso, as quais iremos apresentar a seguir:
1. Refere-se aos anjos
Essa linha de pensamento compreende que Deus fez uma pergunta para os seres angelicais que estavam com Ele naquele exato momento. Como o profeta descreve a presença dos Serafins em sua visão, podemos concluir que o Senhor conversava com esses seres ao dizer: “Quem há de ir por nós?“. Essa é uma possível interpretação a qual não fere nenhum princípio bíblico, já que o contexto apresenta a existência de vários seres ao redor do Senhor.
2. Refere-se a Jesus
Outra possível interpretação é de que a pessoa a qual Deus estava se referindo em Suas palavras era o Seu próprio Filho Jesus. Essa visão tende como base que o Novo Testamento apresenta Jesus assentado à destra de Deus. Isso pode ser confirmado nas seguintes passagens:
“Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” – Hebreus 10:12
“O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” – 1 Pedro 3:22
“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” – Marcos 16:19 “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus” – Atos 7:55
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” – Hebreus 12:2
“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” – Apocalipse 22:1.
Existem outras passagens bíblicas no Novo Testamento que apresenta Jesus assentado à destra de Deus. Porém, não é necessário mostrarmos todas, mas apenas verificarmos que Jesus está em uma posição física próxima a de Deus no céu. Algumas pessoas compreendem que Jesus passou a sentar ao lado de Deus apenas depois do evento de Sua morte aqui na terra, outros porém, já compreendem que Jesus sempre esteve ao lado de Deus, mesmo antes de Sua encarnação. Essa é uma questão que talvez a análise do texto de João possa nos esclarecer.
João 12
Conforme vimos na visão do profeta Isaías, em Sua fala, Deus se comunica com outro ser, podendo ser este o Seu Filho ou os demais anjos em Sua presença. Em nenhum momento o contexto da visão que o profeta recebeu refere-se a natureza da Divindade. Essa é uma conclusão do pensamento trinitariano. Portanto, cabe a nós conferirmos o que os textos de João e Lucas tendem a dizer sobre o assunto, verificando se ambos dão margem a interpretação trinitária ou se possibilitam outras interpretações. Para isso, leiamos o texto de João 12:35-41:
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.” – João 12:35-41
O verso 40 é uma referência a visão do profeta Isaías capítulo 6. Segundo João, “Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele“. Mas o que será que João estava se referindo ao dizer estas palavras? Quem foi Visto em Isaías 6?
3 Interpretações
Conheço três possibilidades para a resposta dessa pergunta:
1. Isaías viu Jesus assentado sobre o trono
Assim creem alguns seguimentos religiosos. Compreendem desta forma os unicistas e até mesmo alguns trinitarianos que fazem confusão entre a pessoa do Pai e do Filho. Para estas pessoas, João estava afirmando que o profeta viu Jesus sentado no trono e os serafins ao seu redor proclamando “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos“.
Não creio que esta seja a interpretação correta. A mesma entra em contradição com a própria Bíblia ao fazer clara distinção entre a pessoa do Pai e do Filho. Além de quê, o Senhor do Velho Testamento sempre á uma referência ao Deus Todo-Poderoso, título o qual Jesus nunca recebeu nas Escrituras. Outro ponto importante é que os capítulos 4 e 5 do livro de Apocalipse deixam bem claro que os seres celestiais proclamam “Santo, Santo, Santo” para Aquele que está assentado sobre o trono, o Deus Todo-Poderoso. Esse Ser difere da pessoa do Cordeiro, ou seja, Jesus.
2. Isaías viu Jesus juntamente com o Pai
Essa é uma possível interpretação, já que, conforme pudemos ver, o Filho encontra-se assentado à destra de Deus. O Filho também compartilha do trono do Pai. Se for assim, Deus, que estava no trono, deve ter se referido ao Seu Filho ao proferir as palavras “Quem há de ir por nós?”, já que Ele estava ao Seu lado. Em sua visão, o profeta Isaías contempla a glória do Pai e também a do Filho. Por isso que João afirma que “Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele“.
3. Isaías viu a glória do ministério e sofrimento de Jesus
Essa é outra possível interpretação. João não estava afirmando que o profeta Isaías tenha contemplado a pessoa de Jesus em sua visão, mas que ele tinha visto a glória do ministério de Jesus aqui na terra. As palavras de João foram as seguintes: “Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele“. Mas por que relacionar essa glória com o ministério e sofrimento de Cristo aqui na terra?
Creio que exista duas razões para isso. A primeira delas é pelo fato de João ter citado dois textos bíblicos referentes ao Messias. O primeiro deles foi o seguinte:
“Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” – João 12:38.
Esse texto é uma referência do capítulo 53 de Isaías. O capítulo todo refere-se ao ministério e sofrimento de Jesus aqui na terra. Mostra que a sua pregação não seria aceita e também apresenta como o Messias deveria sofrer em Sua missão aqui na terra. Se levarmos em consideração todo o pensamento desse capítulo e juntarmos com o contexto de João 12, confirmaremos que Jesus estava tratando de Seu ministério e o sofrimento que teria em Sua crucifixão. Disse Jesus as seguintes palavras:
“E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” – João 12:23-24.
“E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.” – João 12:32-33.
Jesus deixou claro que estava falando sobre sua missão e sofrimento aqui na terra, e que ele seria glorificado por isso. Porém, conforme podemos ler no verso 34 do mesmo capítulo, os judeus não estavam acreditando nessas palavras de Jesus, pois criam que “o Cristo permanece para sempre“. Por este motivo, o Senhor os alertou dizendo: “Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz“. Ainda assim João relatou que, “ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele” (João 12:37).
Por esse motivo João cita o texto de Isaías 53:1, mostrando que ninguém daria crédito nas palavras de Jesus. Em seguida, João menciona o texto de Isaías 6:10 para mostrar que o coração daquelas pessoas ficaram endurecidos. Mesmo assim, Jesus nunca desanimou nem desistiu de sua missão, mas permaneceu firme até o fim, até o momento em que deveria ser “levantado da terra” para salvar todos que cressem nele. Essa foi a glória que João menciona ao dizer que Isaías a viu em suas visões. Essa terceira interpretação também é válida e está plenamente em harmonia com a Bíblia e o seu contexto.
Quanto ao texto de João 12:37-41, uma coisa é certa, o apóstolo não disse em momento algum que Jesus era Àquele que estava assentado sobre o trono na visão de Isaías. Nem mesmo que Jesus fazia parte de uma trindade. Compreender dessa forma é ir além do que os textos bíblicos estão afirmando.
Atos 28
Agora, cabe a nós analisarmos o próximo texto utilizado em defesa da trindade que é o de Atos 28:25-28.
“E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, dizendo:Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure. Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.” – Atos 28:25-28
Os versos 26 e 27 são referências ao texto de Isaías 6:9-10. É o mesmo texto citado por João no capítulo 12. Dessa vez é Lucas quem escreve, pois ele é o autor do livro de Atos dos Apóstolos. Segundo o texto de Isaías 6:8-9, o profeta diz que foi o Senhor quem falou com ele em visão. Ou seja, o grande Rei que estava sentado sobre o trono, conforme podemos ver a seguir:
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.” – Isaías 6:8-9
Porém, no relato descrito por Lucas, o apóstolo Paulo refere-se como sendo o “Espírito Santo” aquele quem falou a Isaías. Leia novamente o verso de Atos:
“E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías” – Atos 28:25
Quem Foi Visto em Isaías 6?
Mas a final de contas, quem foi que falou ao profeta Isaías? Quem foi visto em sua visão, no capítulo de Isaías 6? A primeira ou a terceira pessoa da trindade, conforme ensina a doutrina?!
Se a doutrina da trindade fosse verdadeira, isso seria uma contradição, pois compreendem que cada pessoa da Divindade são diferentes entre si e que existe uma distinção clara entre cada uma delas. Ora, se o profeta Isaías afirma que o Senhor falou com ele em visão, então ninguém mais poderia ter falado, mesmo que essa “suposta pessoa” fizesse parte do mesmo ser.
Na mentalidade judaica, expressa nos relatos bíblicos, o “Espírito Santo” nada mais é do que a própria pessoa de Deus agindo de forma espiritual. O mesmo ocorre no relato de Atos 5:3-4, onde o texto intercala os termos “Espírito Santo” e “Deus”, pois o primeiro se refere ao próprio Deus.
“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3-4
Pedro afirma que Ananias mentiu ao Espírito Santo, e em seguida diz novamente que ele mentiu para Deus. Portanto, o termo “Espírito Santo” relatado na bíblia pode muitas vezes estar se referindo a própria pessoa do Pai, e não a uma terceira pessoa da trindade. No caso do relato de Atos 28, Paulo estava referindo-se ao próprio Deus que falou ao profeta Isaías em visão por meio do Seu Espírito. Por isso Paulo afirma ter sido o Espírito Santo quem falou a Isaías.
Conclusão
Quem foi visto em Isaías 6? Concluímos que os relatos de Isaías 6, João 12 e Atos 28 não provam a doutrina trinitariana. Ao analisá-los, percebemos que muitas vezes não apresentam às pessoas que estão aprendendo a Bíblia outras interpretações contrárias ao ensino da Trindade. O próprio conceito trinitariano acaba perdendo a sua credibilidade ao tentar provar uma trindade com base nessas passagens. Na distinção das 3 pessoas, acabam confundindo cada uma delas nas próprias passagens, contradizendo que cada um é uma pessoa distinta da outra.
Que Deus nos abençoe.
Respostas de 25
Qual visão doutrinária você segue?
Era o proprio Jesus cristo que isaias viu pq ninguem viu o Pai ..João cap 6 vs 45-46 …jesus que disse 😊
Éra o próprio senhor Jesus Cristo sim ,o próprio jesus estava se revelando e chamando Isaías para ser o maior pregador de Jesus em seu tempo ,ele profetizou sobre Jesus em seu ministério todo ,relatou o nascimento ,vida e morte do senhor jesus melhor que o seus discípulos que andou com Ele.isauas foi o maior profeta messiânico porém à visão que teve foi com o Senhor Jesus , tá dito !!!
vocÊ disse que a escritura nunca deu esse título todo poderoso á Jesus .porque em mt 28 Jesus disse é me dado todo,repito pra aprender todo poder no ceu e na terra ,voces são descendente de ario
Olá IPUB!
Existem várias doutrinas que acredito. Qual assunto exatamente você se refere? Se for em relação ao tópico postado, minha visão doutrinária sobre o assunto é o unitarianismo, ou seja, creio na existência de um Deus único, na pessoa do Pai, como sendo o único Eterno e Todo-Poderoso.
Olá visitante!
Eu sei que o texto é um pouco longo, mas vale a pena lê-lo por completo. Que Deus lhe abençoe!
Olá Pr. Gildo! Seja bem vindo!
Algumas perguntas para refletirmos:
1) Todo poder foi dado a Cristo, mas por quem foi dado?
2) Se foi dado, é por que não tinha?
3) Que tipo de poder o texto está se referindo?
4) Por que todo o poder foi dado a Ele? O que ele fez para receber todo o poder?
Bom, de volta ao título, nesse caso me refiro ao título "TODO PODEROSO", ou no hebraico, "El Shadday", esse título nunca foi aplicado a Cristo nas Escrituras, mas somente ao Pai.
O "poder" referido na passagem em que você citou não se refere a esse título "Todo Poderoso". Na realidade, essa palavra "poder" tem o significado de "autoridade", o qual acaba se encaixando melhor com o contexto e cenário do texto bíblico. Não estou dizendo que a palavra "poder" está errado nessa passagem, mas somente que no entendimento de nossa língua, o correto é entendê-la dessa forma, já que existe essas duas possibilidades.
Por exemplo, um guarda diz ao ladrão: "Eu tenho poder de lhe prender em nome da lei!". Qual é o significado da palavra "poder" nesse contexto? Eu diria que é o mesmo que Cristo utilizou em Mateus 28.
Deus lhe abençoe!
Boa noite.
Nem um homem pode ver Deus e permanecer vivo!, ( Palavras de Jeová); Nem Moisés que pediu, pode vê lo, a não ser de costas e pela fenda da Rocha. E olha que Moisés falava com Deus e seu rosto resplandecia. Qual entendimento celestial Isaías tinha na época? De pai filho e espírito santo?, Pois ele mesmo dis de si " sou um homem de lábios impuros e hábito no meio de um povo de impuros lábios.
Coloque três coisas diferentes no mesmo recipiente e verás que na verdade, na essência, nos atributos, SÃO IGUAIS. A água líquida, um cubo de gelo e vapor de água. Espere um pouco e me diga o que vc vê. É claro que qq exemplo para demonstrar a TRIUNIDADE da divindade ficará a quem. Teremos que fazer um ginástica muito grande para tirar Jesus dessa visão de Isaías, como aquele que está "assentado sobre um alto e sublime trono." Peça para qualquer pessoa sem pré disposição para negar a TRIUNIDADE para ler esse texto que ela vai dizer que Isaías viu Jesus e su glória, como só um ser divino pode ter. Abração.
Bom. Se alguém ainda tiver dúvida, sugira i livro QUEM É ESTE? https://www.conviccaoeditora.com.br/busca/Quem%20e%20este%3F%20O%20primog%C3%AAnito%20de%20toda%20a%20cria%C3%A7%C3%A3o/1. Abração, guerreiro.
O que significa TODO PODER? Se o amado definir isso, terá que concluir que JESUS é TODO-PODEROSO. Se Jesus tem TODO O PODER, no céu e na terra, não há poder maior que o dele. Se o MAIOR poder é ser TODO-PODEROSO, El-Shadai, e Jesus tem TODO O PODER, logo, Jesus é como El-Shaday. Ele recebeu porque, como afirma Fl. 2.6,7: "existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo a que devesse se apegar, 7 mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens". Nessa situação de esvaziamento, também falou que o Pai era maior que ele. Abração.
Assim co Jaco sabia que era Deus que lutava com ele; Os pais de Sanção sabiam; Josué sabia que aquele guerreiro era o SENHOR. Isso já explica que Deus se apresenta de maneira compreensível. Se ninguém pode ver a Deus e ficar vivo, por que Jesus falou a Felipe: "Quem me vê a mim, vê o Pai?' Então alguém pode ver a Deus? é certo que podemos ver o que ele nos mostrar e revelar.
o unico que e imortal abita na luz inassecivel e que nimguem viu e nem pode ver a ele seja honra e poder para todo o sempre amem primeiro a timoteo capitulo 6 versiculo 16
deixa bem claro que aquele que Isaias viu era jesus cristo
Olá irmão!
Por favor, sobre 1 Tm 6:16, leia o seguinte estudo:
https://biblianamao.blogspot.com/2016/05/a-quem-pertence-imortalidade-de-1.html
Deus nos abençoe!
Olá irmão!
Sobre Jesus, leia o seguinte estudo:
https://biblianamao.blogspot.com/2020/07/a-gloriosa-posicao-de-jesus-diante-o.html
Deus nos abençoe!
Consegue me explicar Atos 7:55?
Olá irmão!
Claro que sim! Qual seria a dúvida em específico? O texto diz:
"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus" – Atos 7:55
Na visão recebida, a pessoa de Deus foi vista, mas não a sua aparência. Sua pessoa estava envolvida pela Glória, por isso o profeta só pôde contemplar a Glória de Deus. Além disso, ele também viu a Jesus Cristo, o qual estava à direita do Deus Todo-Poderoso.
Caso tenha alguma dúvida em específico, por favor me diga que tentarei ajudar.
Deus nos abençoe.
Irmão, boa tarde!
Jesus disse tais palavras à Felipe, pois o Filho veio revelar o Pai! Ver a Cristo é o mesmo que ver o Seu Pai, pois o Filho é o reflexo do Pai. Isso não quer dizer que ambos sejam a mesma pessoa, mas que um representa o outro de forma plena!
Sobre os casos de Jacó, os pais de Sansão, e Josué, o evangelista João diz que nunca ninguém viu a Deus. Logo, tais pessoas não viram o Pai, mas somente o Filho.
Deus nos abençoe
Negar a a pluralidade de Deus é sempre a mesma teimosia ariana que persiste em negar uma verdade clara nas Escrituras. Fazer o que?
O escritor disse que Jesus nunca foi chamado de todo poderoso. Ele só se esquece que o Pai nunca foi visto, nunca conversou com os homens. porém os patriarcas Abrão, Jacó e Isaque viram e conversaram com o Deus todo poderoso. Ge 27:1, Gn 48:6 Êxodo 6:1 , Quem era esse Deus todo poderoso?
Jesus responde asescriturad testificam dele, ele também diz que Moisés escreveu sobre ele. E outra coisa o própio pai diz em hebreus 1 que Jesus sustenta o universo com sua palavra poderosa.
O Pai nunca foi visto e nunca se comunicou com os homens. Toda comunicação do céu com a terra e através de Jesus pois ele é o verbo de Deus o logos a palavra.
Porém Abraão Isaque e Jacó viram o aEl Shadai,vó Deus todo poderoso viram e até comeram com ele. Gn 17:2, Gn 48:6 Êxodo 6:1.
Quem era esse Deus todo poderoso?Jesus responde Examinais as escrituras ( o velho Testamento,a Torah e os profetas,era a Bíblia de Jesus) Ele também fiz que Moisés escreveu sobre Ele. Moisés escreveu sobre o Deus de Israel.
Em números o própio Deus diz que não falava com Moisés por enigma e nem em visão,mas face a face falava com ele. Esse Deus que falava face a face com Moisés era Jesus. Jesus é Deus mas não é o Pai. Ele tem a mesma essência caráter poder e autoridade que o pai.Ele é a imagem visível do Deus invisível, quem olha pra Jesus vê o Pa .Se Jesus não fosse igual ao Pai, ele não seria a imagem visível,seria uma imagem distorcida imagem visível de Deus o pai.seria uma imagem distorcida do Pai.
Por favor, vamos voltar a simplicidade e originalidade das escrituras. Acho um absurdo fazer estudos só pra explicar versículos tão claros que afirmam explicitamente que Jesus é Deus. Eu poderia citar muitos versículos que comprovam essa verdade, mas é necessário um só: João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Porfavor, não me venham fazer estudos desse versículo, qualquer recém convertido que lê isso irá entender que Jesus é Deus, Deus não veio dificultar as escrituras de maneira que seja necessário um estudo pra conprendê-las, a Palavra de Deus é simples, isto é, para que todos tenham o conhecimento da Verdade.
(1Tm1:4) Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
Já parabenizo o texto e vejo o desejo de querer entender o que Deus está querendo nos falar! Sabemos que a tarefa de convencer é do Espírito Santo (ler JO 16:5-15)! Assim, após lerem o versículo antes colocado, começo expressando que se tratam de três pessoas mesmo, mas não gosto de usar o termo trindade devido esse termo não existir na Bíblia! Agora, só para esclarecer o texto de Atos dos Apóstolos 28:25 diz que "o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta" – e não com o profeta! Para explicar melhor, em HB 1:1 diz "Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados {por meio} dos profetas" – assim esse falar é o de Deus, reparem que a expressão Deus falou {por meio}, principalmente pegando o gancho do texto de Isaías 6, fala que Deus fala com o profeta, mas é o profeta que vai e fala com o povo o que ouviu de Deus, isso se chamar cumprir a vontade de Deus ou aquilo ao qual foi designado, é só o ato de transmitir, simples assim (por mais que isso seja uma escolha fazer, vale deixar claro que veio de alguém e não daquele que falou)! Muitas vezes buscamos interpretações para aquilo ao qual Deus falou de forma muito clara aos profetas e se ler HB 1:2 "mas nesses últimos dias falou-nos {por meio} do Filho/Jesus", assim Jesus expressa em JO 5:19-24 (muito lindo esse texto); apara encerrar expresso que o Apostolo Paulo também participou dessa condição de estar cheio do Espírito Santo/sendo usado por Ele/Deus, falando aqui que ouviu de Jesus o tempo todo, assim Ele também quer fala por meio de nós; viver de acordo com o Espirito Santo é ser movido por Ele (pela vontade de Deus) tornando aquilo que Deus falou/enviou conhecido (ler JO 6:28-29)! Espero ter ajudado um pouco com aquilo que Deus tem me falado através do Espírito Santo ao ler as escrituras, sendo assim, só estou falando aquilo que ouvi de Jesus (lembras de JO 16: 13-14)!
Ninguém jamais viu a Deus, o filho esse sim se fez conhecer, por isso Isaías viu o Cristo de Deus